2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Câmara Federal

Geraldo Resende media intervenção urgente na PED: Detentos Enfrentam Surto de Sarna e Furúnculos com Superlotação no Maior Presídio de MS

O deputado destacou que a superlotação carcerária contribui significativamente para a propagação desses problemas e que medidas urgentes são necessárias.

08 fev 2024 às 08h30 | Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

Em meio a uma situação alarmante na penitenciária de Dourados, o maior presídio do estado, os detentos vivem um surto de furunculose (furúnculos) e da escabiose (sarna), agravando ainda mais a já crítica condição de superlotação. O médico e deputado federal, Geraldo Resende, visitou a penitenciária no dia 02 de fevereiro e se reuniu com a administração local, que relatou ter tomado todas as medidas possíveis para conter a crise sanitária.

Diante desse cenário preocupante, o Deputado Federal Geraldo Resende colocou seu mandato à disposição e comprometeu-se a contatar o Secretário de Segurança Pública, Carlos Videira, e o Secretário de Saúde, Mauricio Simões. O objetivo é enfrentar os surtos de sarna e furúnculos, tomando as devidas providências, uma vez que a responsabilidade pela saúde dos presidiários recai sobre o estado. O deputado destacou que a superlotação carcerária contribui significativamente para a propagação desses problemas e que medidas urgentes são necessárias.

É importante ressaltar que a crise não se limita apenas à penitenciária de Dourados, abrangendo outras unidades prisionais. Geraldo Resende alertou para surtos também em Aquidauana, Corumbá e em delegacias de diversos municípios. Ele enfatizou que condições climáticas adversas no estado favorecem a propagação dessas condições de saúde.

O parlamentar já entrou em contato com a Dra. Andyane Tetila, médica infectologista, que elaborou um protocolo de enfrentamento do surto. Urgentemente, é necessário o envio de medicamentos para combater a sarna e furúnculos que assolam a população carcerária.

Além disso, a Penitenciária, projetada para abrigar cerca de 700 presos, atualmente aloja mais de 2.500 detentos em condições insalubres, exacerbadas pela desativação da lavanderia da penitenciária. Recentemente, em reunião com a infectologista Dra. Andyane Freitas Tetila, foram elaboradas duas Notas Técnicas para o manejo da furunculose e da escabiose. Em resposta a essa crise, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou suprimentos essenciais, incluindo 2000 unidades de hipoclorito de sódio 2,5%, 2000 caixas de Ivermectina e 3000 caixas de benzoato de benzila.

A próxima etapa envolverá a equipe de saúde da Penitenciária de Dourados, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), para quantificar os casos específicos de cada patologia. Isso permitirá uma aquisição mais precisa dos recursos necessários, considerando as posologias e o tempo de tratamento descritos nos protocolos.

Nesse contexto, foi solicitado à SMS de Dourados que designe uma equipe técnica em caráter excepcional para realizar triagem e oferecer suporte à equipe de saúde prisional. Essas ações buscam amenizar os impactos da crise sanitária na penitenciária e garantir um tratamento adequado aos detentos afetados.

Geraldo Resende aproveitou para elogiar a atuação do diretor da penitenciária de Dourados, Rangel Schveiger, reconhecendo seu empenho diante da crise. O deputado reafirmou seu compromisso em buscar soluções imediatas para garantir a saúde e dignidade dos detentos em todo o estado de Mato Grosso do Sul.