2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Policial

Polícia descobre lavagem de dinheiro do tráfico com a compra de criptomoedas

Sistema foi encontrado durante operação que resultou na prisão de homem de confiança de “Tio Rico”.

05 fev 2024 às 14h00 | Douglas Duarte

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) descobriu sistema clandestino de mineração de criptomoedas, considerado homem de confiança do narcotraficante “Tio Rico”.

Segundo a agência paraguaia, o esquema servia para lavagem de dinheiro do comércio internacional de cocaína. o homem foi preso na noite de sábado (3) quando tentava cruzar a Ponte da Amizade, para fugir para o Brasil.

A organização chefiada por “Tio Rico” atua na faixa de fronteira com Mato Grosso do Sul, onde faz lavagem de ativos através de empresas e instituições religiosas. Miguel foi preso há um ano no Rio de Janeiro e extraditado para o Paraguai pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A mineradora clandestina de criptomoedas funcionava em um barracão localizado no bairro San Miguel, em Presidente Franco, cidade vizinha de Ciudad Del Este.

No barracão, foram encontradas 12 máquinas mineradoras de bitcoin e um notebook em pleno funcionamento. A Senad informou que a organização, chefiada no Paraguai por “Tio Rico” e pelo uruguaio Sebastián Marset (que está foragido), usava criptomoedas para pagar carregamentos de cocaína.