2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Incêndio

Seca intensifica incêndios no Pantanal e exige esforços contínuos de combate

Situação crítica no bioma exige ações integradas e conscientização da população

06 set 2024 às 07h00 | Danielle Duarte

A seca prolongada no Pantanal, agravada pela falta de chuvas e pela influência da seca na Amazônia, tem intensificado os incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e demais órgãos envolvidos atuam incansavelmente para combater as chamas, mas a situação é crítica e exige esforços contínuos.

A redução da área alagada no Pantanal e a diminuição da umidade do ar criam condições ideais para a propagação do fogo. A vegetação seca e as altas temperaturas dificultam as operações de combate, exigindo maior quantidade de recursos e novas estratégias.

“A cobertura da superfície com água tem diminuído. Além disso, o Pantanal sofre também interferências de outros biomas. A floresta amazônica está tendo, ano a ano, desmatamento e aumento de queimadas. Em 2023 a situação no Pantanal já foi extremamente crítica, teve uma seca em outubro que perdura até agora. Então falta um mês para completar um ano de seca no Pantanal e isso prejudica bastante as operações de combate a incêndio”, explicou Márcio Yule, coordenador do Prevfogo/MS.

A situação é alarmante e atinge diversos municípios do estado, como São Gabriel do Oeste, Miranda, Naviraí, Porto Murtinho, Paranaíba, Corumbá e Chapadão do Sul. Áreas protegidas como o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema também estão sendo monitoradas devido ao risco de incêndios.

Ações de combate e desafios

O CBMMS e demais órgãos atuam em diversas frentes para combater as chamas, incluindo o resgate de animais e o monitoramento de áreas de risco. No entanto, o representante do Ibama destaca que a solução para o problema vai além do investimento em recursos.

“Esse ano, e infelizmente nos anos vindouros, só recurso não vai resolver o problema de incêndio florestal. O manejo integrado do fogo e queima prescrita tem que envolver a todos para conscientizar as pessoas de não ascender e não colocar fogo no período da proibição”, afirma Yule.

A previsão climática para os próximos dias não é favorável, com risco extremo ou muito alto para a ocorrência de incêndios florestais. As altas temperaturas e a baixa umidade do ar devem intensificar as condições para a propagação do fogo.

A importância da conscientização

A prevenção de incêndios florestais é fundamental para proteger o bioma pantaneiro. A população deve ser conscientizada sobre os riscos do fogo e a importância de evitar ações que possam iniciar incêndios, como queimas descontroladas e descarte de bitucas de cigarro.

O combate aos incêndios florestais é um desafio complexo que exige a união de esforços de diversos órgãos e da sociedade como um todo. A proteção do Pantanal é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a manutenção dos serviços ecossistêmicos que ele proporciona.