2
Campo Grande - MS Busca
Anastácio

Saúde realiza mutirão de combate à leishmaniose no Águas do Miranda

Foi realizada ainda a inspeção em possíveis criadores para o Aedes Aegypti

15:42 - 25 set 2023 | Por Assessoria

Foto: Divulgação/Assessoria

Na última quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde mobilizou as equipes da Vigilância em Saúde (Controle de Vetores, Zoonoses, Vigilância Sanitária), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (médica veterinária e técnico) para um mutirão em Águas do Miranda, na região do Km 21, onde houve registro de três casos positivos de leishmaniose tegumentar.

Todos os comerciantes receberam a visita da Vigilância Sanitária para inspeção e orientação de rotina. Foi realizada ainda a inspeção em possíveis criadores para o Aedes Aegypti, já que está começando o maior período do ciclo de infestação – de outubro a janeiro.

Foram realizadas coletas de sangue para teste rápido de leishmaniose pela equipe de Zoonoses, notificando seis animais positivos que foram encaminhados para o canil municipal para os procedimentos necessários. Além de vacinação antirrábica em gatos e cachorros. Também foi necessária a borrifação de bloqueio químico na residência onde houve notificação positiva, visando a proteção da saúde dos moradores.

A população local recebeu ainda orientações da equipe de Vetores sobre a prevenção, manejo ambiental e indicação do uso de coleira repelente para os cães que testaram negativo para leishmaniose. Os pescadores também foram alertados quanto ao uso do repelente durante a pesca, pois o local é habitat natural do flebótomo (mosquito da leishmaniose) e o risco de transmissão da doença é alto

Web Stories

Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado O segredo do engajamento no Instagram