2
Campo Grande - MS Busca
Política

Professor Juari e especialista em Educação Fiscal unem esforços para fortalecer a conscientização em Campo Grande

O tema foi detalhado na última terça-feira (15), na Palavra Livre da sessão ordinária na Câmara Municipal .

15:15 - 17 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: Ascom

A Educação Fiscal ganha destaque nas pautas de Campo Grande, graças à iniciativa conjunta do vereador, professor Juari e de Josceli Roberto Gomes Pereira, chefe da unidade de Educação Fiscal da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda). O tema foi detalhado na última terça-feira (15), na Palavra Livre da sessão ordinária na Câmara Municipal e se estendeu à noite em live transmitida nas mídias sociais do vereador.

A proposta de introduzir o conceito de educação fiscal nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino nasceu da necessidade de promover um entendimento mais amplo e transparente entre a sociedade e o governo, especialmente no que diz respeito aos tributos e aos serviços públicos. Foi por esse motivo que o vereador convidou Josceli para falar sobre a importância dessa conscientização.

“A educação fiscal é uma ferramenta crucial para estabelecer um canal aberto e colaborativo entre a sociedade e o governo. Precisamos comunicar à sociedade a função social do tributo, como ele é vital para o funcionamento dos serviços públicos que todos nós utilizamos”, enfatizou Josceli.

Foto: Divulgação/Assessoria

Com uma trajetória como tributário estadual e representante de Mato Grosso do Sul no Grupo de Trabalho de Educação Fiscal Nacional, Josceli destacou a posição do professor Juari como intermediário entre a população e o poder público. “O vereador sente na pele a responsabilidade de buscar o apoio da sociedade para confiar o voto. Ele compreende a importância dos recursos financeiros que vêm dos tributos e como esses recursos têm uma função social, que é devolver para a sociedade aquela parte do que ela coloca à disposição do Governo”, acrescentou.

Foto: Divulgação/Assessoria

A live que foi transmitida ao vivo pelo Facebook e Instagram do parlamentar teve a participação das pessoas e a fala pontual do professor como incentivador desta ação: “Como vereador e educador, reconheço o valor dessa iniciativa para capacitar nossos cidadãos a compreenderem a relação entre tributos e serviços públicos. A conscientização fiscal não apenas fortalece a transparência, mas também empodera nossos munícipes a exigirem uma gestão responsável e eficaz”. Ele ainda completou falando do comprometimento em trabalhar junto com a comunidade para promover essa educação e contribuir para um futuro mais consciente e participativo.