2
Campo Grande - MS Busca
Lazer

Prefeitura transforma praças esportivas dos bairros em centros de esporte, lazer e integração familiar

Os espaços estão ganhando iluminação, pistas de caminhada, academias ao ar livre.

14:30 - 24 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Na atual administração os campinhos de futebol nos bairros estão se transformando em espaços de esporte, lazer e integração familiar, além de fortalecer a economia local. Os espaços estão ganhando iluminação, pistas de caminhada, academias ao ar livre e onde é possível, a Prefeitura está construindo playground para as crianças. Moradores dos bairros Coophafé, Jardim Taquarussu, Piratininga e Jardim das Hortênsias já estão sendo beneficiados com essa ação do Executivo Municipal.

As praças esportivas são os centros das atenções nos finais de semana, com a realização dos campeonatos “terrão”, que reúne centenas de pessoas principalmente aos domingos pela manhã. O presidente da Associação de Moradores do Jardim das Hortênsias, José Arantes, comenta que agora, com a iluminação, as disputas poderão ser realizadas também à noite, o que representa uma melhoria para os atletas, que não correm o risco de terem problemas com as altas temperaturas durante o dia. “Agora que estamos chegando na fase do mata-mata, vamos poder realizar alguns jogos à noite durante a semana”, diz ele.

No Jardim Santa Felicidade, a ativação do sistema de iluminação e o início da revitalização no início de setembro deste ano foi motivo de comemoração da comunidade. A praça mais antiga da região sul da Capital vai beneficiar também quem mora nos bairros vizinhos, como as Moreninhas, Cidade Morena, Vila Maciel, Parque Novo Século e Vila Brasil.

“As crianças do nosso projeto não precisam mais ir até o parque das Moreninhas (Jacques da Luz) para treinar, agora temos o nosso campinho iluminado, vamos poder treinar em nosso próprio bairro”, comemora Antônio Jerônimo da Silva, o Coalhada, um dos mais antigos do Jardim Santa Felicidade.

Também foi iniciada a revitalização da praça esportiva do Jardim Centenário. Luiz Camilo, filho de José Camilo, o primeiro presidente da Associação de Moradores do bairro, disse que há três anos a comunidade aguarda pela reforma do campinho de futebol. “Vai ser uma beleza, vai ter iluminação e a reforma do campo, e vai ser bom que aqui temos uma escolinha de futebol”. Segundo ele, em alguns finais de semana mais de 500 pessoas ficam em volta para assistir às partidas dos campeonatos realizados no local.

O caso o mais emblemático é da chamada “Arena Buracão”, no Aero Rancho Setor 3. “Cheguei aqui com 5 anos, hoje estou com 53 anos, e falo que chegamos a acreditar que essa obra não sairia do papel. E graças a Deus, eu e os moradores temos a alegria de ver que está se tornando realidade”, comentou o presidente da Associação dos Moradores do Aero Rancho Setor 3, Nilson Ferreira de Oliveira, durante visita que a prefeita Adriane Lopes fez ao local em agosto.

Jailson Nabhan, outro líder comunitário do Aero Rancho, lembra que nunca a “Arena Buracão” recebeu qualquer investimento do poder público, e há mais de 20 anos as lideranças trabalhavam por essa revitalização. “É a primeira vez que isso é feito aqui, e vai ser ótimo para todo mundo, vai movimentar também a economia daqui”, diz ele, ao comentar que nos fins de semana, em que são realizados jogos e competições, mais de 300 torcedores assistem. Ele diz ainda que muitos moradores aproveitam para aumentar a renda familiar vendendo salgados, doces e sucos.

É o caso da Ednilza Vicente, 47 anos, que há 40 mora em frente a “Arena Buracão”. Sem poder trabalhar, ela ajuda na renda familiar vendendo salgados na calçada da casa onde reside. Ela conta que nos dias de jogos chegou a vender 100 salgados. Com a revitalização da praça esportiva, ela vive a expectativa de dias melhores para ela e para os netos, que logo terão lugar seguro para brincar, quando a obra for concluída.

Até o final do ano moradores de dois importantes bairros localizados na saída de Campo Grande para Corumbá (Indubrasil e Vila Popular) terão dois novos espaços de lazer e esporte, que vão servir também para a integração de famílias e amigos. Como parte das comemorações dos 124 anos de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes lançou em agosto a revitalização dos campos de futebol desses dois locais, investimentos de quase R$ 1 milhão.

“Com essas revitalizações, o recapeamento da Avenida Duque de Caxias, a reforma do posto de saúde da Vila Popular e as outras obras nos bairros daqui, soma-se o maior investimento da Prefeitura nessa região em 12 anos”, comemora José Gondim, presidente da UMAM (União Municipal das Associações de Moradores), que mora há 40 anos na Vila Popular. Ele lembra que a única pista de caminhada disponível aos moradores da região do Imbirussu foi implantada há 12 anos. A pista compreende o projeto Imbirussu/Serradinho, que interliga a Avenida Duque de Caxias à Avenida Euler de Azevedo, margeando o córrego Imbirussu.

Para os moradores do Núcleo Industrial/Indubrasil a obra é motivo ainda maior de comemoração, conta Celso de Souza Laureano, presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Imbirussu. “É de suma importância para o desenvolvimento dessa região. Aqui não tem área de lazer, de esporte. Com a revitalização as famílias poderão sair casa sabendo aonde vão encontrarão um local adequado para o lazer. É uma grande vitória para nós”, comenta Celso, enfatizando que o complexo esportivo que será revitalizado foi criado há 46 anos e nunca passou por uma obra desse porte.

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado