2
Campo Grande - MS Busca
Desenvolvimento Urbano

Prefeitura participa de Congresso Estadual de Municípios em painel sobre Mulheres na Gestão Pública

O encontro aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, aberto aos prefeitos do Estado, gestores públicos, instituições, fornecedores e ao público em geral.

10:52 - 05 out 2023 | Por Douglas Duarte

A Prefeitura de Campo Grande participou do 1º Congresso dos Munícipios de Mato Grosso do Sul, que promoveu um diálogo sobre municipalismo, governança e inovação na gestão pública em dois dias de evento, realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O encontro aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, aberto aos prefeitos do Estado, gestores públicos, instituições, fornecedores e ao público em geral.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes, foi uma das palestrantes que encerrou o painel do evento nesta quarta-feira (04), com o tema “A Força da Mulher na Gestão Pública”, acompanhada de mais sete representantes dos setores político e judiciário, realizada durante a programação do encontro.

Com palestras sugestivas, painéis de discussão, workshops interativos e oportunidades de networking, todos com o objetivo de estimular a cooperação entre municípios e a busca por soluções eficazes, a Chefe do Executivo Municipal da Capital de Mato Grosso do Sul abordou temas sobre os desafios e conquistas da administração pública em Campo Grande, voltados para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

“Quero pontuar que para trabalhar com gestão pública, precisamos primeiro nos atentar em um ponto de vista equilibrado, democrático e com respeito a todas as opiniões. Creio que o maior interesse hoje aqui, entre prefeitos e vereadores de todo o estado, é o desenvolvimento econômico. Nosso maior projeto hoje em potencial é a Rota Bioceânica, que precisamos nos apropriar e trabalhar em políticas públicas voltadas para todas as faces e interfaces que impactam na vida das pessoas”, disse a prefeita.

Ainda segundo a prefeita, a atual gestão municipal tem buscado projetar Campo Grande para os municípios do interior do estado, para o Brasil e América do Sul. “Inauguramos o primeiro Parque Tecnológico, estamos capacitando 10 mil jovens para daqui um ano estarem disponíveis para atenderem as demandas da Rota Bioceância. A instalação do Parktec vai mudar nossa matriz econômica, com a geração de novas oportunidades e empregos. Estamos investindo também na saúde, com a inauguração do primeiro Centro de Referência de Saúde da Mulher e da Criança; na Educação com a revitalização de 205 escolas, entre diversos outros setores com ações pontuais”, explanou Adriane.

Para o presidente da Assomasul, Valdir Couto Júnior, o evento proporcionou a troca de conhecimento entre os prefeitos, secretários, servidores públicos e vereadores. “Neste segundo dia de Congresso, nós finalizamos nosso evento com esse painel tão representativo, com a força da mulher na gestão pública. Estamos felizes em promover esse evento tendo em nosso conteúdo a experiência dessas mulheres que são referência para várias outras e também para nós homens, que executamos o mesmo papel dentro desse cenário. Quero agradecer a prefeita Adriane Lopes pela participação em nosso evento, com a presença dos outros 78 municípios do Estado”.

Ainda com o tema “A Força da Mulher na Gestão Pública”, também palestrou no painel a Desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva. A magistrada explanou, entre diversos temas, a pauta sobre paridade de gênero. “Vejo como relevante a busca pela presença igualitária de homens e mulheres em todos os espaços da sociedade, sobretudo nos espaços de poder, livre de discriminação e violência por motivo de gênero, em cargos de tomada de decisão nos setores públicos ou privados”.

Mato Grosso do Sul possui 79 municípios, onde quatro deles são administrados por prefeitas. O painel com o tema “A Força da Mulher na Gestão Pública” contou ainda com a participação da primeira-dama do estado, Mônica Riedel; deputada estadual Mara Caseiro; prefeitas dos municípios de Sidrolândia e Naviraí, Vanda Camilo e Rhaiza Matos; a primeira-dama do município de Três Lagoas, Leide Dayane e a vereadora do município de Aral Moreira, Vera Cruz.

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado