2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Política

Pré-candidato a prefeito, Delcídio do Amaral quer transformar Corumbá

Com sua experiência, ex-senador quer desenvolver a Cidade Branca.

10 maio 2024 às 13h30 | Douglas Duarte

Créditos: Divulgação

Pré-candidato a prefeito de Corumbá, Delcídio do Amaral (PRD), tem como uma de suas propostas desenvolver e modernizar o município através da utilização de ações de inovação, novas tecnologias e explorando ao máximo o potencial da cidade, conhecida por suas belezas naturais e por sua localização geográfica privilegiada. O ex-senador retorna a sua terra natal com uma experiência de gestão tanto no setor privado como no setor público, que nenhum outro pré-candidato deverá ter.

“Eu sou um corumbaense que, jovem foi estudar fora. Dirigi várias empresas do sistema Eletrobrás, fui diretor da Petrobras, fui presidente do conselho da Vale do Rio Doce, fui ministro de Estado do Itamar Franco e depois fui para Shell, que é uma das maiores petroleiras do mundo e morei fora do Brasil quase três anos. Da Shell eu conheci o mundo inteiro e depois fui Senador da República, num mandato popular, um mandato que não só proporcionou mais de 3 bilhões de investimentos em Mato Grosso do Sul, mas um mandato do Brasil. Agora, com essa experiência e acho que em função dos próximos investimentos que virão para Corumbá e para a Bolívia também, na área de mineração, de metalurgia, na área de energia, nessa área de sustentabilidade, área ambiental, muita gente querendo investir em conservação, os modais de transportes voltando e Corumbá tem os cinco mudar de transporte. Com tudo isso, podemos transformar Corumbá”, explicou.

O pré-candidato tem como propostas também aproveitar de forma mais eficaz as potencialidades do município, como por exemplo, sua vocação natural para turismo. Delcídio fala com entusiasmo da infinidade de possibilidades de desenvolvimento para Corumbá que, ou ainda não são exploradas, ou são de forma ineficaz. O pré-candidato defende uma integração entre Corumbá e países vizinhos, que podem ser parceiros de desenvolvimento. Nesse sentido, recentemente, esteve reunido com políticos de Puerto Suáres, Bolívia.

“Nesta semana me reunir com prefeitos do lado boliviano, entre eles o Ronaldo, onde discutimos uma série de políticas de integração, em saúde, educação, de infraestrutura do gás natural, dos polos minero siderúrgicos, dos dois lados, um tem sinergia com outro”. Importante também, destacar o fortalecimento dessa saída via Bolívia para o Pacífico. “Conversamos de comunicação, de cultura, nós temos uma cultura riquíssima, entre outros assuntos”, pontua Delcídio.

Partido PRD

Delcídio está à frente do PRD em mato grosso do Sul e pretende percorrer os municípios trabalhando pela ampliação da representatividade do partido nas próximas eleições. Segundo ele, o partido formou chapas competitivas em 32 municípios, com sete pré-candidatos para prefeitos ou prefeitas. “Desse 7, com certeza, quatro tem reais condições de vencer as eleições, independente da eleição ou não da chapa de vereadores”, disse.

Ainda, segundo ele, a meta da sigla é fazer 62 vereadores, embora não seja o objetivo mais importante a ser alcançado.

O pré-candidato afirmou também que são propostas suas investir no esporte e ações que permitam que os jovens não precisem abandonar Corumbá por falta de oportunidade. “Queremos retomar o futebol de Corumbá, que tem um time emblemático que é o Corumbaense, eu que reformei o Arthur Marinho com investimentos privados. Agora estou vendo que Arthur Marinho precisa de uma reforma Grande. Temos que profissionalizar o futebol, muitos talentos sul mato-grossenses estão jogando em outros estados, sinal que tem gente olhando aqui. Não nos beneficiamos dos atletas que têm categoria para jogar em qualquer lugar do mundo, então temos que profissionalizar o futebol da cidade”, disse.

Para finalizar, o pré-candidato declarou que pretende fazer mais do que só cuidar da infraestrutura da cidade, para ir além, transformando Corumbá em exemplo de desenvolvimento para todo o estado.

“Não quero ser prefeito só para cuidar de asfalto, de calçadas e parques, isso é importante numa gestão, mas até pela experiência que tenho, enxergo muito mais lá na frente. Talvez por isso, pelo momento, eu tenho condições de fazer um trabalho diferenciado”.