Parceria entre Agems e prefeitura de Jateí traz inovação na gestão ambiental de resíduos sólidos
Essa parceria representa um compromisso conjunto para implementar inovações na gestão de resíduos sólidos.
Em um movimento que promete revolucionar o manejo de resíduos sólidos e impulsionar a preservação do meio ambiente no estado, a Agems (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Jateí firmaram um convênio histórico. Essa parceria representa um compromisso conjunto para implementar inovações na gestão de resíduos sólidos.
Sendo o 21º município a assinar o convênio com a agência reguladora, Jateí é uma das cidades brasileiras bem posicionadas quando o assunto é desenvolvimento com sustentabilidade. Ela ocupa atualmente a posição 183 entre os 5.570 municípios brasileiros bem desenvolvidos na gestão sustentável, segundo o relatório IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), lançado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
A gestão eficiente dos resíduos sólidos é um desafio global e, muitas vezes, um gargalo na preservação ambiental.
“Com a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, essa parceria com Jateí é um passo significativo na direção certa. A Agems está disponível para atender qualquer demanda que o município precisar, não somente no saneamento, mas também em transporte, rodovias, gás e energia”, afirma o diretor-presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis.
O que o convênio representa?
O convênio firmado entre a Agems e Jateí tem como objetivo principal implementar práticas inovadoras e sustentáveis no manejo de resíduos sólidos. A parceria promoverá a expansão e aprimoramento da coleta seletiva na cidade.
Educação ambiental
De acordo com a diretora de saneamento básico e resíduos sólidos, Iara Marchioretto, serão desenvolvidas várias ações, incluindo programas de conscientização ambiental para a comunidade, escolas e empresas locais. “A educação desempenhará um papel fundamental na mudança de comportamento em relação ao manejo dos resíduos sólidos”, explica.
Benefícios para a comunidade
A implementação dessas inovações no manejo de resíduos sólidos trará uma série de benefícios para o meio ambiente e a comunidade de Jateí, uma vez que o projeto estabelece as bases para uma gestão de resíduos sólidos sustentável a longo prazo, contribuindo para a qualidade de vida das gerações futuras.
“À medida que o mundo enfrenta desafios cada vez maiores relacionados à preservação ambiental, essa colaboração demonstra que, com ação coletiva e inovação, é possível criar um futuro mais limpo, verde e sustentável para todos”, finaliza o prefeito do município, Eraldo Jorge Leite.