2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Policial

Operação Jumper: Polícia Civil e Energisa flagram ‘gatos’ de energia em Campo Grande

Seis pessoas são detidas e 38 locais são inspecionados na região do Bandeira

10 set 2024 às 18h00 | Danielle Duarte

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Energisa resultou na detenção de pelo menos seis pessoas suspeitas de furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, na manhã desta terça-feira (10). A ação, denominada Operação Jumper, foi concentrada na região do Bandeira.

Com a participação de três equipes da 4ª Delegacia de Polícia Civil, equipe da Polícia Científica e 15 equipes da Energisa, foram inspecionados 38 pontos, incluindo residências e comércios. As investigações preliminares, baseadas em dados da concessionária, indicavam divergências nos consumos de energia em alguns locais.

Após as vistorias, as equipes constataram a ocorrência de fraudes no fornecimento de energia elétrica em diversos imóveis. Os responsáveis foram conduzidos para a delegacia para prestar esclarecimentos. Aqueles que não estavam presentes no momento da operação também foram qualificados e serão investigados.

A Polícia Civil ressalta que o furto de energia elétrica é um crime grave, previsto no Código Penal, com penas que podem chegar a 8 anos de reclusão. Além de ser um delito, essa prática ilegal coloca em risco a vida das pessoas, podendo causar acidentes como incêndios e explosões.

A Energisa reforça que o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica, prejudica a qualidade do serviço prestado e impacta negativamente todos os consumidores.

As investigações da Polícia Civil continuam com o objetivo de identificar outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Campo Grande. A operação demonstra o compromisso das autoridades em combater o furto de energia e garantir a qualidade do serviço para todos os cidadãos.