2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Prefeitura de Dourados

Mulheres são maioria nas quase 12 mil pessoas que já se vacinaram contra dengue

Ação em Dourados segue com imunizante Qdenga disponível nos postos de saúde do município.

23 jan 2024 às 10h30 | Douglas Duarte

A vendedora Maria Aparecida Santana Carvalho Gonçalves é uma das mulheres que se vacinaram (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

A campanha de vacinação contra a dengue fechou a terceira semana no último sábado (21) com mais 386 pessoas recebendo a primeira dose da Qdenga. No total, 11.720 já procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além das ações extras, como as desenvolvidas aos sábados durante o Desenvolve Dourados em Ação, que acontece nos bairros.

As mulheres douradenses chamam atenção e são exemplo na campanha. Entre os vacinados, 56,6% são do sexo feminino, com 6.635 doses. Os homens receberam 5.085 doses, ou 43,4% do total. Esse percentual foi verificado em outras ações, como o caso da vacinação contra a covid-19.

“Elas buscam muito mais informações sobre prevenção. Há uma cultura de que elas são as gestoras de saúde da família, pois cuidam das crianças, dos avós e dos maridos. Pode parecer machista, mas é uma evidência”, diz Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização), em entrevista para a Folha de S. Paulo.

O esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas. As vacinas estão disponíveis em todas unidades de saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. A Sala de vacinação do PAM atende nos dias úteis entre 13h e 19h e aos sábados das 8h às 12h. 

Mais Vacinas

A vacinação em massa contra a dengue acontece apenas em Dourados, graças a uma parceria construída pela Prefeitura com o laboratório japonês Takeda Pharma, que produz o imunizante e espera vacinar até 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos, com as duas doses. 

No restante do país, o Ministério da Saúde incluiu a vacina Qdenga no Plano Nacional de Imunizações (PNI) e recebeu as primeiras 720 mil doses no último sábado. O total adquirido é de 6,5 milhões de doses, a capacidade total disponível no laboratório para esse ano. 

O público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.