Miranda celebra seus 246 anos sendo um dos municípios mais antigo do Estado
Fundada em 1778 com a construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, o local foi erguido por ordem do governador-general Caetano Pinto de Miranda, sob a supervisão do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado
O município de Miranda (MS) está celebrando seu 246º aniversário nesta terça-feira (16), sendo uma das localidades mais antigas do Estado.
História:
Fundada em 1778 com a construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, o local foi erguido por ordem do governador-general Caetano Pinto de Miranda, sob a supervisão do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado. O objetivo era proteger a região contra possíveis ataques de bandoleiros, conhecidos como Castelhanos de Assunção. Inicialmente chamada de Mondego, o povoado eventualmente se desenvolveu em uma comunidade mais segura.
Em 1835, o nome foi alterado para Nossa Senhora do Carmo de Miranda, e sua comarca abrangia todo o Planalto do Amambai. Em 1857, através de uma lei provincial, Francisco Rodrigues do Prado, irmão do fundador do presídio, conseguiu transformar a localidade em vila, nomeando-a Miranda em homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio. Durante a Guerra do Paraguai, em 1865, Miranda foi destruída pelos paraguaios, mas posteriormente foi reconstruída à medida que a cidade progredia.
Imagem: Reprodução/Vídeo/Ronaldo – ArapuáNews