2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Política

Marçal Filho cai e Alan Guedes sobe, aponta nova pesquisa em Dourados

Pesquisa realizada pelo instituto Ranking entre os dias 13 e 16 de agosto, aponta mudança no cenário eleitoral, após a oficialização das candidaturas

19 ago 2024 às 07h50 | Douglas Duarte

Créditos: Divulgação

Após a definição dos candidatos à Prefeitura de Dourados, uma nova pesquisa realizada pela Ranking Brasil Inteligência, entre os dias 13 e 16 de agosto revela mudanças significativas no cenário eleitoral. O atual prefeito, Alan Guedes registrou um aumento nas intenções de voto, enquanto o até então líder nas pesquisas, Marçal Filho, sofreu uma queda nos números, mantendo a liderança.

De acordo com os dados da pesquisa, Marçal Filho, que havia liderado as sondagens anteriores com uma ampla margem, agora aparece com 39,7% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Isso representa uma queda em comparação com levantamentos anteriores, onde ele já chegou a marcar 43,2%. Por outro lado, Alan Guedes subiu para 22,8%, e segue em segundo lugar na intenção de votos. Na última pesquisa, Alan pontuava 18%. Este crescimento indica um fortalecimento de sua campanha logo após o anúncio oficial da candidatura.

REJEIÇÃO
Sobre a rejeição aos candidatos, o prefeito de Dourados, Alan Guedes, segue com o maior indicie, 26,8%, entretanto, o resultado representa redução no índice de rejeição, que nas pesquisas anteriores chegou a marcar 30,2%. Essa redução tem se mantido frequente.

A pesquisa também trouxe à tona a avaliação negativa de Marçal Filho, que agora enfrenta maior rejeição entre os eleitores, 7,4%, enquanto nas pesquisas anteriores ele chegou a marcar 2,4% de rejeição. O crescimento da rejeição de Marçal é outro sintoma interessante da pesquisa, que não aponta os motivos desse cenário.

OUTROS CANDIDATOS
A pesquisa ainda revela que outros candidatos também tiveram variação na intenção de votos após a definição do cenário desta campanha, onde nomes importantes deixaram de figurar como candidatos, como o do vice-governador Barbosinha, assim como de Gianni Nogueira, que desistiu de ser a candidata pelo PL e passou a compor a chapa de Marçal Filho, como vice-candidata.

Com isso, outros nomes apresentaram crescimento na intenção de votos, como o de Bela Barros, que cresceu de 2% para 8,8% e se mantém em terceiro lugar na pesquisa, além de Tiago Botelho, que saiu de 1,4% para 8,4%.