2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Incêndio

Incêndio de grandes proporções devasta serra da MS-430 e ameaça propriedades em São Gabriel do Oeste

Moradores pedem socorro do poder público para conter as chamas que se alastram rapidamente

01 set 2024 às 17h00 | Danielle Duarte

Um incêndio de grandes proporções está devastando a serra da MS-430, no sentido de Rio Negro, desde sábado (31), causando grande preocupação aos moradores de São Gabriel do Oeste. As chamas se propagam rapidamente impulsionadas por fortes ventos, dificultando o trabalho de combate ao fogo por parte do Corpo de Bombeiros e dos moradores da região.

De acordo com dados do Painel do Fogo, a situação é crítica. Até a madrugada deste domingo (1º), a área atingida por um dos incêndios aumentou cinco vezes, passando de 49,9 hectares para 255,1 hectares. Além disso, o número de focos saltou de um para nove no mesmo período. Outro incêndio na região chegou a uma área de influência de 116 hectares.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a gravidade da situação, com as chamas se aproximando da rodovia e uma densa fumaça cobrindo a região. Produtores rurais estão auxiliando os bombeiros no combate ao fogo, mas os recursos são insuficientes para conter as chamas que avançam por uma área de reserva ambiental.

Maquinários particulares estão sendo utilizados no combate ao fogo, mas os moradores apelam por ajuda do poder público. Aline Rohr, produtora rural que teve sua propriedade atingida, relata que os focos de incêndio se espalham por toda a serra e que os moradores estão utilizando seus próprios recursos, como tratores, pás carregadeiras e até mesmo um avião particular, para tentar controlar a situação.

“Meu cunhado não está sabendo que o fogo está aqui em cima e ele está tentando apagar um fogo lá embaixo da serra. A gente está ilhado no sentido que a gente não tem para onde correr, ou a gente tem que ter ajuda do Governo, ajuda de bombeiros, porque nós estamos sozinhos. Aeronave, tudo particular, quem que vai aguentar? Cadê as aeronaves? Tem uma aeronave parada aqui, que foi feita a manutenção, tá parada aqui dos bombeiros”, desabafa Aline.

A situação exige uma resposta urgente das autoridades para evitar que o incêndio cause danos ainda maiores à região e coloque em risco a vida de moradores e animais.