2
Campo Grande - MS Busca
Política

Geraldo Resende garante 200 casas indígenas para Dourados no PAC/MS

Deputado Federal Geraldo Resende conversando com a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani.

09:19 - 21 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

A construção de duzentas casas para as aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados (100 para cada uma) é um dos investimentos que serão anunciados pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, nesta quinta-feira (21) em Campo Grande. Na oportunidade, acontecerá o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – Desenvolvimento e Sustentabilidade, do Governo Federal, em Mato Grosso do Sul. No total, MS receberá investimentos de R$ 44,7 bilhões em obras e serviços.

A conquista é resultado de um trabalho conjunto do parlamentar sul-mato-grossense e da diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani.

 “Apenas as aldeias Jaguapiru e Bororó, do município de Dourados (MS), abrigam 18,4 mil indígenas. Dentre esses, mais de três mil moram embaixo de lona por não terem moradia. Há 15 anos não existem programas de habitação nessas comunidades e o déficit habitacional vem aumentando a cada ano”, argumenta Geraldo Resende.

Segundo o deputado, com o cálculo que exclui a população indígena, Mato Grosso do Sul apresenta um falso baixo déficit habitacional rural demandando parcos recursos para essa política pública. “Este novo cálculo que conseguimos inserir no Programa Nacional, faz justiça com nosso Estado e com aqueles que mais precisam”, defende o parlamentar.

Desde fevereiro deste ano o deputado sul-mato-grossense e a diretora da Agehab Maria do Carmo Avesani estão em contato com técnicos do Ministério das Cidades e com o secretário-Executivo da Pasta, Hildo Rocha, para a inclusão de dados referentes a população indígena na formulação do PNHR.

De acordo com nota da assessoria da Casa Civil, o ministro também deverá falar sobre a possibilidade de obras regionais que ainda não estão no Novo PAC, virem a compor a carteira do programa quando seus projetos estiverem finalizados. O deputado federal Geraldo Resende participará da solenidade de lançamento, além da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e do governador Eduardo Riedel (PSDB).

ASCOM Deputado Geraldo Resende

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado