2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Saúde

Geraldo Resende e Prefeitura de Três Lagoas conquistam autorização para Hospital Nossa Senhora Auxiliadora captar recursos de empresas na ordem de R$ 7,8 milhões

Hospital Nossa Senhora Auxiliadora vai utilizar recurso privados abatidos de impostos para ações de modernização da estrutura para diagnósticos oncológicos de toda a Região do Bolsão.

13 nov 2023 às 17h30 | Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

O Ministério da Saúde publicou na quarta-feira (08), a portaria 244, que prioriza os projetos no âmbito do Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica. O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas foi priorizado por meio da apresentação de um projeto orçado em mais de R$ 7,8 milhões para a modernização do diagnóstico oncológico. O valor terá de ser captado com o patrocínio de pessoas físicas e jurídicas através do incentivo fiscal. No dia 19 de setembro, o deputado Geraldo Resende (PSDB), a secretária municipal de saúde Elaine Furio, o diretor do Hospital Marco Calderon e a gerente Daniela Mekaru defenderam o projeto em reunião com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

O projeto contemplado visa a aquisição de mais de 10 equipamentos para o fortalecimento do diagnóstico oncológico com ampliação da oferta de exames de anátomo patológicos de biópsias com procedimento de congelamento de peças, ressonância magnética com sedação, tomografia, CPRE, colonoscopia, endoscopia, broncoscopia e mamografia. “Esses exames são de extrema importância para o diagnóstico oncológico. O Brasil tem uma grande dificuldade de fazer os diagnósticos. No caso da oncologia não é diferente. O projeto do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora visa a aquisição de equipamentos para a realização de detecção, estadiamento e monitoramento do câncer”, explicou Daniela Mekaru.

Dados do IBGE e do INCA, mostram que na região Leste de Mato Grosso do Sul, a estimativa de novos casos de câncer é de 1.200 pacientes para os próximos anos. “Aqui estou unindo duas lutas antigas que parecem ter adormecido nos últimos tempos. A primeira é o mantra que defendo sobre a regionalização da saúde pública, gratuita e de qualidade. Transformar cidades vocacionadas a serem pólos desses procedimentos. A segunda luta antiga é a inclusão de Três Lagoas no plano de expansão de políticas referentes ao tratamento do câncer do Governo Federal. Uma batalha que travo desde 2013, há 10 anos, quando conseguimos incluir e habilitar o município como uma das seis Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Estado”, relembrou Resende.

No dia 28 de junho, o parlamentar e a secretária de saúde estiveram com Aristides de Oliveira, diretor de Programa e secretário substituto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e com Fenando Maia, Coordenador-Geral da Política de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde para defender investimentos em Três Lagoas para o diagnóstico e tratamento contra o câncer.

“É com grande satisfação que hoje recebemos a notícia da aprovação de um projeto de modernização da unidade de diagnóstico oncológico do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora pelo Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica. Essa é mais uma grande conquista da gestão Ângelo Guerreiro, uma conquista não somente para Três Lagoas, mas também para a macro região de saúde de Três Lagoas e uma conquista do deputado federal Geraldo Resende”, comemorou Eliane Furio.

“Agradeço ao deputado doutor Geraldo pelo seu trabalho, apoio e seriedade. A próxima conquista de Três Lagoas será um bunker para Radioterapia. Outra luta do deputado Geraldo Resende”, prevê Marco Calderon, diretor do Hospital.