2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Povos Indígenas

Geraldo Resende e ministra Sônia Guajajara reafirmam compromissos com povos indígenas

Projeto piloto para a educação e estrutura para abastecimento de água potável nas aldeias indígenas de Dourados foram confirmados como investimentos do PAC.

16 nov 2023 às 08h30 | Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

Na manhã desta quarta-feira (15), o deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS) recebeu na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) a ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL/MG), em uma reunião que contou com a presença de prefeitos, parlamentares e o governador Eduardo Riedel. O encontro teve como objetivo o debate sobre políticas públicas para melhorias nas condições de vida da população indígena.


Geraldo Resende reiterou seu compromisso com os povos indígenas do Mato Grosso do Sul, destacando a educação, a saúde e a assistência social. O deputado ressaltou que, por meio da colaboração com o Ministro da Educação, Camilo Santana, está trabalhando para implementar um projeto-piloto nas Aldeias indígenas de Dourados. Uma das conquistas é uma escola a ser construída com 13 salas de aula e se tornará uma referência educacional nacional, um investimento de 7,7 milhões de reais.

Durante a reunião o parlamentar ressaltou o trabalho da subsecretária de Cidadania do Estado, Viviane Luiza, que busca aprimoramentos nas políticas públicas em todo o Mato Grosso do Sul. Outra conquista para as aldeias de Dourados é a estrutura para sanar a falta de água potável prevista no programa de investimentos do Governo Federal, o Novo PAC. Geraldo Resende destacou que o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se comprometeu a acompanhar de perto o projeto apresentado pela SANESUL, que beneficiará milhares de famílias nas aldeias, o investimento será de 35 milhões.

A visita da Ministra Sônia Guajajara integra a etapa da Caravana Participa, Parente, cujo objetivo é compreender as demandas relacionadas aos povos indígenas e desenvolver estratégias de ação em parceria com parlamentares, lideranças, prefeitos e autoridades locais. Foram debatidos temas como acesso à água potável, conflitos fundiários, saneamento básico e demarcação de territórios.