Empreendedorismo nas escolas cresce em MS com 48 mil estudantes atendidos por soluções do Sebrae
Por meio do programa Educação Empreendedora, professores são capacitados para a aplicação das metodologias em sala de aula.
Apresentar para crianças e adolescentes o empreendedorismo como possibilidade de carreira e ajudá-los a desenvolver novas habilidades como boa comunicação, criatividade e trabalho em equipe é o objetivo do Sebrae/MS ao oferecer soluções em educação empreendedora para escolas públicas e privadas. Em 2023, essa atuação contemplou mais de 48 mil estudantes em Mato Grosso do Sul, a partir da capacitação de 8 mil professores – um número 33% maior do que o atingido no ano anterior.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, com esse trabalho a instituição visa fomentar uma cultura empreendedora nas escolas e envolver toda a comunidade nesse processo. “A cada ano conseguimos ampliar o número de professores capacitados e isso nos mostra o comprometimento dos profissionais em inovar e se adaptar aos desafios atuais para formar aqueles que serão o futuro do nosso país. Nosso intuito é fazer com que as crianças se tornem protagonistas da própria história, envolvendo as famílias e considerando o empreendedorismo como possibilidade de geração de renda”, destacou Estanqueiro.
O trabalho feito pelo Sebrae/MS é executado por meio do programa Educação Empreendedora que, atualmente, oferece mais de 50 soluções em empreendedorismo voltadas para estudantes do Fundamental, Médio e Superior. São firmadas parcerias com as redes municipais e estadual de ensino, além de escolas particulares interessadas. De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, os professores são capacitados de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade dos alunos que serão atendidos.
“O material que disponibilizamos aos docentes trabalha o empreendedorismo de forma lúdica considerando a idade do estudante e o contexto em que ele vive, o que proporciona o envolvimento da comunidade. Com esse trabalho queremos incentivar o estudante e mostrar que o empreendedorismo é uma educação para a vida, auxiliando na formação da criança por completo em áreas como comunicação, cooperação e criatividade”, enfatizou a gestora.
No último ano, dentre as unidades escolares contempladas, estiveram três escolas municipais de Ladário: Irmã Régula, Marquês de Tamandaré e Professor João Baptista. A metodologia aplicada foi a Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que contemplou estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, 880 crianças foram atendidas e desenvolveram em sala de aula produtos para a venda.
A professora Lucileide Rodrigues Calças, que trabalha há 27 anos na educação, enfatizou a importância da iniciativa para reafirmar nos estudantes a capacidade que cada um possui em ser produtivo, além de estimular o planejamento do que desejam para o futuro. “Por meio do JEPP, conseguimos trabalhar diversos temas e motivar a independência das crianças, além de integrar as famílias nesse processo. Nesse mundo que a gente está vivendo, muitos perderam a perspectiva e a gente mostrou que os estudantes precisam sonhar e despertar para as oportunidades”, esclareceu a professora.
Para os estudantes que participaram do JEPP em Ladário, como Brenda Julia Correa de Aquino, de 11 anos, a metodologia trouxe o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira. Ela disse que as aulas a ajudaram a ter confiança para traçar um projeto futuro. “Quero ser influenciadora digital, ter minha marca de maquiagem e ser conhecida nas redes sociais como YouTube e TikTok, e o que eu aprendi aqui sobre empreender, me ajudou a pensar em muitas coisas que posso fazer para alcançar isso”, pontuou Brenda.
Fomento à educação para promover o desenvolvimento local
Ladário é um dos municípios que recebem as soluções do programa Educação Empreendedora, por meio de outra iniciativa do Sebrae/MS: o Cidade Empreendedora, executado em parceira com a Prefeitura Municipal. Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o eixo “Empreendedorismo na escola” é uma das principais vertentes do Cidade Empreendedora.
Ao todo, 36 municípios integrantes do programa foram atendidos com soluções no âmbito educacional, sendo a principal delas a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). No total, cerca de 30 mil estudantes foram beneficiados por meio desta iniciativa nas cidades participantes do programa, o que corresponde a 62% do número total de alunos atendidos pelo Sebrae no âmbito da Educação Empreendedora no último ano.
Dentre os municípios atendidos, além de Ladário, estão: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Neste ano, os atendimentos continuam a ser realizados nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, mas além disso, as metodologias oferecidas pelo Sebrae voltadas para o âmbito da Educação podem ser aderidas por outras instituições de ensino interessadas, tanto públicas, quanto particulares. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected].