2
Campo Grande - MS Busca
Astronomia

Eclipse anular do sol acontece sábado(14) e terá trasmissão ao vivo

O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual

06:00 - 12 out 2023 | Por Observatório Nacional

A última vez que esse evento pôde ser observado no Brasil foi em 3 de novembro de 1994 (foto: Reprodução/Nasa)

eclipse anular do sol é um fenômeno astronômico em que a lua se alinha entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar, mas deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. Já um eclipse total do sol ocorre quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. A principal diferença é que no eclipse anular a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente não fica exatamente igual ao diâmetro aparente do Sol.

Arte – Observatório Nacional

A última vez que esse evento pôde ser observado a partir do Brasil foi em 3 de novembro de 1994, há quase 29 anos. Apesar de ser um fenômeno em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil

“Tanto no eclipse total quanto no anular a lua está alinhada entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial”, explica a Dra. Josina Nascimeto.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra. Nesse momento, a lua parece menor do que o sol no céu, o que permite que o “anel de fogo” seja visível durante o eclipse.

O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota”. Essa é uma ótima opção para as pessoas acompanharem o evento com segurança. 

Cartilha: O caminho do anel dourado.

Web Stories

Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado O segredo do engajamento no Instagram