2
Campo Grande - MS Busca
Política

Deputado Geraldo Resende: “Após ampliação, Dourados terá um aeroporto à altura do que merece”

Declaração foi feita após vistoria nas obras de ampliação do aeroporto Francisco de Matos Pereira, pelo Exército e técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos, nesta terça e quarta-feira.

17:30 - 13 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

Mesmo não podendo estar em Dourados em função das atribuições do mandato em Brasília, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) acompanhou, quase que em tempo real, as vistorias feitas na terça-feira (12) e hoje (13) nas obras de ampliação do Aeroporto “Francisco de Matos Pereira”, de Dourados. A visita dos técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos e do Exército, responsável pela execução dos trabalhos, aconteceu após solicitação do parlamentar, preocupado com denúncias de irregularidades na obra, feitas pela imprensa local.

De acordo com o parlamentar, que vem atuando pela modernização do aeroporto douradense desde mandatos anteriores, a sociedade tem o direito de receber serviços de qualidade e executados dentro de total transparência. “Parabenizo o Exército, como um todo, por atender nossas solicitações quanto à realização desta vistoria e prestação de contas à comunidade e acredito que Dourados terá um aeroporto à altura de uma cidade que tem uma classe empresarial pujante, universidades, uma casta de profissionais liberais e economia em expansão”.

O parlamentar agradeceu ainda à equipe do Ministério de Portos e Aeroportos que esteve em Dourados, composta pelo diretor de Investimentos da SAC – Secretaria de Aviação Civil Thiago Pereira Pedroso e pelo coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili. “Tão logo tomei conhecimento das possíveis irregularidades na obra, estive no Ministério e fui prontamente atendido, já com a garantia desta vistoria técnica”, explicou.

De acordo com o parlamentar, o apoio do governo do Estado também tem sido fundamental para que a obra seja executada com a qualidade necessária para oferecer conforto, comodidade e segurança aos usuários. O novo terminal de passageiros que ainda deverá ser construído, inicialmente seria executado pelo governo estadual, porém o parlamentar conseguiu a inclusão da obra no Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, com um custo aproximado de R$ 40 milhões.

Ação parlamentar

A atuação de Geraldo Resende foi confirmada por Thiago Pedroso. Segundo ele, “a bancada e o deputado Geraldo Resende estão conosco, acompanhando de perto esse aeroporto. Ele esteve no Ministério, questionando as notícias, quanto a obra ordinária também. No momento em que o deputado Geraldo Resende foi lá, embora já tivéssemos a decisão desta vistoria, ele nos pediu para que o fizéssemos o mais rápido possível, para que a gente pudesse passar toda a informação à sociedade, a fim de mostrar o andar das obras. Temos certeza de que esse apoio tem ajudado bastante”.

Em relação às datas,Thiago Pedroso e o coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos (encarregado do serviço pelo 9º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção do Exército), afirmaram que a entrega da obra de ampliação da pista de pouso e decolagem deverá acontecer até dezembro deste ano. Já o prazo final para o aeródromo entrar em operacionalização é até junho de 2024.

As conclusões da vistoria tanto dos técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos quanto do Exército deverão constar de laudo, que terá o acompanhamento do deputado Geraldo Resende. “Tão logo seja possível, vou ver esse relatório e conversar no Ministério e com o general Guilherme Bernardes, diretor do Departamento de Obras e Cooperação do Exército em Brasília, colocando o mandato à disposição para continuar colaborando no que for necessário”, concluiu o parlamentar.