2
Campo Grande - MS Busca
Campo Grande

Campo Grande é destaque com projeto sustentável no Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza do WRI Brasil

Campo Grande foi reconhecida pelo World Resources Institute Brasil (WRI Brasil) como projeto destaque no Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) na manhã desta quinta-feira (10), em Brasília/DF

11:14 - 11 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Campo Grande foi reconhecida pelo World Resources Institute Brasil (WRI Brasil) como projeto destaque no Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) na manhã desta quinta-feira (10), em Brasília/DF, durante evento de encerramento da Fase 1 do Acelerador de SBN em Cidades, promovido pelo instituto.

A Capital que participa do acelerador com o projeto Parque dos Ipês também foi um dos dois municípios, entre os 10 participantes, selecionados para participar da Fase 2 do acelerador e receber mais 9 meses de apoio personalizado para aprofundar a estruturação financeira do projeto em reuniões individualizadas com fundos e instituições financeiras.
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento como projeto destaque aplicando Soluções Baseadas na Natureza e com a escolha para irmos para a próxima fase. O Projeto Parque dos Ipês é uma grande oportunidade para Campo Grande vencer os desafios atuais da cidade, e entregar uma obra inovadora, aplicando conceitos de sustentabilidade. O projeto está alinhado a metas ambientais globais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de aumentar o acesso a áreas verdes para a população, o parque irá entregar espaços para prática esportiva, para o lazer, bem como oportunidades para práticas educativas para mais de 2.900 estudantes”, pontuou a Coordenadora do Projeto, a bióloga Christiane Erondina Corrêa.

“Esse parque é um pedido antigo dos moradores das Regiões Urbanas do Lagoa e do Imbirussu, e o projeto se apresentou como uma oportunidade para a Prefeitura de Campo Grande atender a comunidade local, além de aplicar soluções sustentáveis, com o propósito múltiplo de melhorar o sistema de drenagem da região, bem como, de incorporar áreas verdes na paisagem urbana. Serão utilizadas estratégias modernas e sustentáveis para reduzir problemas gerados com a urbanização”, explica a Diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud, que afirma que o objetivo da Capital é viabilizar a construção de um projeto sólido e com potencial de receber financiamentos do setor privado.

Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades

O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), que conta, ainda, com a parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.

Com o objetivo de viabilizar a elaboração de um projeto para a implementação do “Parque dos Ipês”, que inclua soluções ambientais voltadas às mudanças climáticas, o Município apresentou uma proposta para o edital “Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades”, que é o primeiro programa brasileiro com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de projetos que implementem soluções baseadas na natureza, além de buscar aumentar as possibilidades de financiamento e implementação desses projetos, sendo uma oportunidade de capacitação técnica para os servidores municipais no que tange ao desenvolvimento de projetos municipais mais eficientes, eficazes, de baixo custo e factíveis.

Como parte da programação do Acelerador, Campo Grande tem recebido capacitações nos seguintes temas: técnica de soluções baseadas na natureza; fluxo de caixa, receitas e despesas; instrumentos financeiros e fontes de recurso; modelo de negócios, impactos e riscos; governança e estruturas legais; pitch e plano de ação. Ainda, estão sendo disponibilizadas aos representantes do Município, 12 (doze) horas de mentoria individual com especialistas e a oportunidade de conexão com financiadores.

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado