Artilharia paraquedista adestra seus subsistemas no Pantanal
O objetivo do estágio é habilitar o artilheiro paraquedista a operar em ambiente pantaneiro
Nioaque (MS) – Neste mês de setembro de 2023, a Artilharia Paraquedista participou da Operação Fronteira/2023 no Pantanal Matogrossense. A Operação foi composta do Estágio de Adaptação ao Pantanal e do Exercício de Artilharia no Campo de Instrução de Betione, no estado de Mato Grosso do Sul.
O Estágio de Adaptação ao Pantanal foi conduzido pelo 9º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em Nioaque, e pelo 20º Regimento de Cavalaria Blindado, sediado em Campo Grande (MS). O objetivo do estágio é habilitar o artilheiro paraquedista a operar em ambiente pantaneiro, adaptando-o às características particulares do bioma, e às condições de combate e sobrevivência na região.
Já no Exercício de Artilharia, a 1ª Bateria de Obuses Pára-quedista adestrou seus subsistemas no Campo de Instrução de Betione. Soldados do efetivo profissional e do efetivo variável realizaram o tiro real com peças de artilharia como parte do adestramento para apoio em força-tarefa paraquedista. O exercício envolveu operações de conquista e manutenção de cabeça de ponte aérea em ambiente pantaneiro.
Acompanhe outras ações da Brigada de Infantaria Pára-quedista.
Fonte: 9º Grupo de Artilharia de Campanha