2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Infraestrutura

Para manter a cidade limpa, Prefeitura executa retirada de entulhos e resíduos na Avenida Ernesto Geisel

Serão investidos nessa obra R$ 20.997.679,09 na execução de gabião nas margens do córrego Anhanduí, calçadas, guarda corpo e recapeamento.

21 out 2024 às 15h00 | Douglas Duarte

Créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) seque com os trabalhos de limpeza de Campo Grande, agora com equipes na Avenida Ernesto Geisel, onde pela segunda vez neste ano está sendo feita a retirada de lixo e entulho às margens do córrego Anhanduí. A via recebeu recentemente outras importantes ações da Prefeitura, como obra de contenção de erosão em três pontos críticos na região do bairro Aero Rancho, e o recapeamento entre o Shooping Norte Sul e a Avenida Mato Grosso. E iniciou em setembro a obra de contenção de enchentes e controle de erosão do canal para evitar o transbordamento do córrego.

Para os comerciantes da Avenida Ernesto Geisel que possuem estabelecimentos na região da limpeza e da obra de contenção da erosão, o trabalho da Prefeitura melhora o ambiente, contribuindo para atrair clientes, e também no aspecto da saúde pública, como o combate aos criadouros das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “O povo vê tudo sujo não quer vir, passa direto. Não é que a Prefeitura não limpa, ela limpa constantemente”, diz Geisa dos Santos, que tem uma conveniência há 6 anos na Avenida Ernesto Geisel. “É importante também por causa da dengue”, completa. Nesta terça-feira (22), será feita limpeza no sentido centro/bairro, entre a Rua José Paes de Farias e a Avenida Manoel da Costa Lima.

Odilson Frank está estabelecido há 22 anos na Ernesto Geisel, onde tem empresa de conserto de equipamento elétricos e portão eletrônico. “Quando você faz a limpeza, automaticamente você tira essas pessoas que estão morando dentro do córrego. Muito tumulto, muita briga e muito acúmulo de lixo. Então a limpeza é necessária”, afirma. Assim como Odilson, muitos outros moradores e comerciantes viram com desconfiança a retomada da obra de construção do muro de gabião no córrego Anhanduí, no trecho entre as ruas da Abolição e Bonsucesso.

“Todo mundo duvida, fala isso vai ser dois, três dias, uma semana, um mês”. Mas ao ver a obra seguindo num bom ritmo ele se anima e diz que fica feliz em finalmente, depois de anos, a obra ser retomada. “É importante para todos essa obra, só o fato de ter sido feito do outro lado já ajudou bastante com os alagamentos”. A obra de contenção de enchentes e controle das erosões no córrego Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, ficou anos parada há anos e só foi retomada na gestão da prefeita Adriane Lopes

Serão investidos nessa obra R$ 20.997.679,09 na execução de gabião nas margens do córrego Anhanduí, calçadas, guarda corpo e recapeamento. Esse projeto foi lançado em 2011 e passou por várias paralisações. A empresa pediu a rescisão do contrato e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) fez nova licitação em agosto do ano passado, em que não houve empresas interessadas. Em agosto deste ano foi realizada nova licitação e a empresa vencedora teve autorização para começar os trabalhos nesta segunda-feira.

Além disso, na semana passada a Sisep concluiu as obras de contenção de erosão em três pontos críticos às margens do córrego Anhanduí, na Avenida Thirson, na região do bairro Aero Rancho: próximo as ruas Igarapé, Piriá e Urubupungá. Para conter a erosão, serão colocadas pedras e feita uma proteção para evitar o desbarrancamento.

A Prefeitura também resolveu uma reclamação antiga de moradores, comerciantes e usuários da Avenida Ernesto Geisel: a qualidade do asfalto. Para resolver o problema, a prefeita Adriane Lopes determinou o recapeamento da via, trabalho já concluído no trecho entre o Shopping Norte Sul e a Avenida Mato Grosso. Há mais de 40 anos a Avenida Ernesto Geisel há recebia recapeamento.