2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Internacional

Ex-CEO das Lojas Americanas é preso em Madri

Prisão foi efetuada hoje pela Interpol, diz PF

28 jun 2024 às 21h00 | Paulo Santos

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polícia Federal anunciou que o principal investigado da Operação Disclosure, deflagrada hoje (27), foi detido esta manhã (28) em Madri, na Espanha. O ex-CEO da empresa Americanas S.A., alvo de um mandado de prisão preventiva, foi capturado pela Interpol como resultado de cooperação internacional coordenada pelo Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro (NCI/Interpol/RJ), após ter seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha (Red Notice).

Uma ex-diretora que está no exterior permanece foragida.

Os ex-diretores são acusados de envolvimento em fraudes contábeis totalizando R$ 25,3 bilhões, conforme divulgado pela Polícia Federal. Além dos mandados de prisão preventiva, foram realizados hoje (27) 15 mandados de busca e apreensão, e bens e valores superiores a R$ 500 milhões foram sequestrados com autorização judicial.

As investigações, que contaram com a colaboração da atual administração do grupo Americanas, envolveram também o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a PF, os alvos da operação praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, nas quais a varejista antecipava pagamentos a fornecedores por meio de empréstimos bancários.

“A PF também identificou fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), normalmente usados como incentivos comerciais no setor, mas no caso presente, VPCs fictícias foram contabilizadas”, informou a PF em comunicado.

O grupo Americanas, em comunicado próprio, reafirmou confiança nas autoridades responsáveis pela investigação e destacou ter sido vítima de uma fraude de resultados perpetrada pela gestão anterior. A empresa declarou que os ex-diretores manipularam deliberadamente os controles internos existentes e que aguarda o desfecho das investigações para buscar responsabilização judicial dos envolvidos.

Fonte: Agência Brasil

Siga o Portal de Notícias DDD67 no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar Aqui.

*Publicado em 28 de junho de 2024 às 21:00

Web Stories

Deixe seu comentário

Loading

Carregando Comentários...

Leia também