2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Brasil

BRASIL: Monomotor mata cinco pessoas após cair e explodir em praça

O caso aconteceu em Jaboticabal.

23 dez 2023 às 19h00 | Douglas Duarte

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um avião monomotor em chamas logo após cair e explodir em uma praça de Jaboticabal, no interior de São Paulo, na manhã deste sábado, dia 23 de dezembro. 

Cinco pessoas, sendo quatro adultos e uma criança, morreram no acidente. 

Nas gravações, também é possível ouvir o desespero de moradores próximos que presenciavam a cena.

A queda ocorreu na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário, por volta das 9 horas. Depois de cair, o monomotor pegou fogo e explodiu.

Duas pessoas morreram carbonizadas na hora, enquanto uma terceira chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre como ocorreram a quarta e quinta mortes. Todas elas estavam na aeronave.

Até a última atualização desta reportagem, as vítimas não haviam sido identificadas e as causas da queda não tinham sido esclarecidas.

Acima da capacidade

O avião era um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012 e com capacidade para piloto e mais três passageiros.

A aeronave era da categoria experimental e tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas estava com mais passageiros do que o permitido, já que as cinco pessoas que morreram estavam a bordo.

De acordo com apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, no local, o monomotor saiu de Monte Alto (SP) para Fernandópolis (SP). Na volta, não teria conseguido pousar em Monte Alto e seguiu para Jaboticabal, onde caiu.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados ao local e deram início à investigação, com coleta de dados e verificação de danos causados à aeronave, ou pela aeronave.

“O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz nota.