2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Assistência Social

Ação da Prefeitura e Defensoria Pública realiza mais de 400 atendimentos no Centro POP

O Centro POP está localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro.

11 nov 2023 às 07h00 | Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Atualização do Cadastro Único, solicitação de documentos pessoais, vagas para o mercado de trabalho e corte de cabelo foram alguns dos serviços mais procurados durante a ação realizada na manhã desta sexta-feira (10), no Centro POP. A parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Defensoria Pública do Estado somou mais de 400 atendimentos à pessoas em situação de rua no Projeto Van dos Direitos, que ofereceu aos usuários, serviços diversos nas áreas de Saúde, Assistência Social, Jurídica e Habitação, além de encaminhamento para comunidades terapêuticas e atendimento à população LGBTQIA+.

No total, 209 pessoas passaram pela unidade, incluindo os usuários já acolhidos em uma das quatro unidades da Rede de Assistência Social do município. É o caso de Alberto Cesar de Souza, que está na UAIFA II e foi encaminhado à ação para conferir a solicitação de documentos pessoais que ele já deu entrada. No momento ele trabalha na própria unidade onde está acolhido, mas tem a expectativa de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Estou providenciando meus documentos para depois ver na Funsat alguma colocação”, disse.

Além da van da Defensoria Pública, equipada com ar-condicionado, computador, impressora, mesa para conciliação e gerador, na área externa do Centro POP foram instaladas tendas com serviços levados por órgãos e secretarias como Funsat, Funtrab, Consultório na Rua, Defensoria Pública da União, INSS, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Empresa Municipal de Habitação (Emha), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e profissionais da área de beleza.

Enquanto aguardavam atendimento, os usuários receberam alimentação e muita água para garantir a hidratação enquanto aguardavam serem chamados nas tendas. A família da venezuelana Luisa Ahinoam Acuna Mata chegou do interior do Pará após dois meses morando na rua. Encaminhada pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), ela foi na ação em busca de acolhimento para ela, o marido e os dois filhos de 17 e 12 anos.

Com experiência na área de confeitaria, ela conta que após o casal perder o emprego, decidiu recomeçar a vida em Campo Grande. “Viemos para cá por indicação de amigos que disseram que aqui tem muitas oportunidades. Quero começar a trabalhar o mais rápido possível. Fomos muito bem atendidos. Essa recepção é muito importante, ajuda muito porque não tivemos condição de comer durante a viagem e agora estamos fazendo nossa primeira refeição aqui”, revelou. Ao final da ação, a família foi levada para a UAIFA I onde a equipe da unidade vai dar sequência ao atendimento em parceria com a Funsat.

“Esse é um atendimento especial, onde unimos forças com diversos parceiros para levar dignidade e garantir a cidadania à essas pessoas que estão em vulnerabilidade social. O objetivo é proporcionar suporte e assistência integral a esse público e reforçar um trabalho que já realizamos diariamente aqui no Centro POP e em nossos equipamentos, que é incentivar essas pessoas e oferecer a elas, condições e oportunidades para que sejam reintegradas à sociedade”, pontuou o secretário de Assistência Social do município, José Mário Antunes.

Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, a defensora pública Thaisa Raquel Defante, frisou que a parceria com a Prefeitura foi fundamental para oferecer os serviços da Van dos Direitos para as pessoas em situação de rua. “É uma parceria maravilhosa, porque aqui no Centro POP é onde essas pessoas se identificam e são acolhidos, por isso sabemos que podemos acessá-los aqui, fazendo essa interlocução para a construção de oportunidades. O objetivo é incentivar as pessoas que estão nesta situação, a encontrar situações de saída e oferecer condições mínimas de dignidade. O Centro POP é um local importante de referência para elas”, destacou a defensora pública.

Apoio

O Centro POP é um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua, onde elas podem acessar serviços como atualização e solicitação de documentos, concessão de passagens, encaminhamento às demais políticas públicas, atendimento psicossocial e jurídico, transporte para resolver pendências burocráticas, além da oportunidade de realizar a higiene pessoal, receber três refeições por dia e solicitar o encaminhamento para comunidades terapêuticas e unidades de acolhimento institucionais.

Ao aceitar o acolhimento em uma das unidades da SAS, o usuário é encaminhado ao Centro POP por meio das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). No local, os técnicos realizam uma triagem e efetuam o encaminhamento. Entre janeiro e outubro, foram realizados mais de dez mil atendimentos a pessoas em situação de rua nas quatro unidades que compõem a Rede de Assistência Social do município, destinadas ao acolhimento e atendimento dessa população. Só no Centro POP, foram mais de seis mil atendimentos.

O Centro POP está localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro.