2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Exercício Brasileiro

Exército Realiza Exercício com 3 Mil Militares na Região Centro-Oeste

O exercício faz parte do Programa de Adestramento Avançado do Comando Militar do Oeste, que inclui todas as Brigadas, grandes comandos e respectivas organizações militares diretamente subordinadas.

18 out 2023 às 09h00min | Assessoria EB
Compartilhe:

Campo Grande ( MS) – O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Oeste, está conduzindo em diversas regiões dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul uma grande operação de preparação de suas tropas. Com previsão de se estender até o dia 22 de outubro, a Operação Pantanal reúne cerca de 3 mil militares e 400 viaturas, além de helicópteros, embarcações e meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON), que permitem o acompanhamento em tempo real das atividades. A operação também conta com militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. 

O exercício faz parte do Programa de Adestramento Avançado do Comando Militar do Oeste, que inclui todas as Brigadas, grandes comandos e respectivas organizações militares diretamente subordinadas. A Operação Pantanal tem como objetivos capacitar as tropas envolvidas para atuar em situações de guerra; exercitar os planejamentos táticos voltados para defesa externa e realizar experimentações quanto às formas de emprego e organização da Força Terrestre. 

A atividade também é uma oportunidade para o exercício da capacidade de mobilização e concentração de meios táticos e logísticos; para a ampliação das capacidades do Comando Militar do Oeste na coordenação de operações multidomínio; e para a prática de atividades ligadas ao processo de planejamento e condução de operações terrestres. Baseada em operações em situação de guerra, a atividade tem como ações de combate a Marcha para o Combate e o Ataque Coordenado, em um contexto em que o objetivo é a evacuação de civis. 

Tropas 

Integram a Operação Pantanal militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada; da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal; do 3º Grupamento de Engenharia; do 9º Grupamento Logístico; do 9º Batalhão de Polícia do Exército; do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica; da 9ª Região Militar; do 6º Batalhão de Inteligência Militar; da Base de Administração e Apoio do CMO; do 3º Batalhão de Aviação do Exército; do Comando de Operações Especiais; da Brigada de Infantaria Paraquedista (Força Tarefa Santos Dumont), do Rio de Janeiro (RJ); e militares do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil e da Base Aérea de Campo Grande, da Força Aérea Brasileira.