2
Campo Grande - MS Busca
Economia

Tempo médio de abertura de empresas em Campo Grande cai para 7 horas

Campo Grande saiu do 23º lugar para a 11ª posição no ranking nacional de tempo médio para abertura de empresas.

09:00 - 06 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Abrir uma empresa em Campo Grande ficou mais rápido nos últimos meses. De acordo com informações do Mapa de Empresas – elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – o tempo médio para abrir uma empresa em Campo Grande é de 7 horas, duas horas a menos que o levantamento publicado no 1º quadrimestre deste ano.

Se compararmos com o ano passado, o ganho é ainda mais expressivo. Já que em 2022, o empresário campo-grandense levava em média 1 dia e 20 horas para abrir uma empresa. Os dados do novo relatório colocam Campo Grande 12 posições acima do que foi constatado no ano anterior. Campo Grande saiu do 23º lugar para a 11ª posição no ranking nacional de tempo médio para abertura de empresas.

No Brasil, o tempo médio para abertura de empresas é de 1 dia e 5 horas. Ainda conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Campo Grande tinha até o mês de agosto 126.674 empresas abertas, o que representa 40,97% do total de Mato Grosso do Sul – 309.157.

“Esse dado nos deixa muito felizes e mostra que todas as iniciativas que a Prefeitura de Campo Grande e demais órgãos têm tomado para desburocratizar o processo de abertura de empresas já vêm dando resultado”, avalia a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Assim como em todo o país, as atividades do setor terciário da economia, relativas ao comércio e prestação de serviços, são as que mais se destacam. Estas atividades representam 81,7% das empresas em funcionamento no país. No segundo quadrimestre de 2023 o retrato foi similar, com 83,9% das empresas abertas representando esse setor, sendo 59,4% somente para prestação de serviços.

Principal segmento da economia de Campo Grande, o setor de serviços tem um peso de 82,1% na economia municipal e 55,1% na economia estadual – avanço de 3,6% no acumulado de 2022, enquanto que as atividades comerciais registraram crescimento de 4,3% no Mato Grosso do Sul.

Microempreendedores

Importantes neste contexto, os microempreendedores individuais são responsáveis por 58,1% dos negócios ativos no país. Ademais, o MEI representa 74,9% das empresas abertas no segundo quadrimestre de 2023.

Nas Salas do Empreendedor do Município é possível fazer a formalização de empresa MEI, emissão de boleto de pagamento (DAS), declaração anual de faturamento, regularização de débitos do MEI, alteração de dados cadastrais do CNPJ, viabilidade, emissão de certificado MEI (CCMEI), emissão de nota fiscal de serviço eletrônica e baixa de empresa.

“Este espaço da Sidagro reúne em um só lugar todas as informações necessárias para a emissão da inscrição municipal e alvará de funcionamento, emissão de certidões de regularidade fiscal e diversos outros serviços que objetivam prestar orientação ou que facilite e agilize a implantação de empreendimentos no Município e tudo de forma gratuita”, enumera o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

As Salas do Empreendedor funcionam dentro das incubadoras, mas devido às reformas que os espaços estão passando, algumas estão funcionando nos endereços abaixo:

• Sala do Empreendedor da Incubadora Francisco Giordano Neto → na própria Sidagro, Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira. Telefone 4042-0497, Ramal 2430.

• Sala do Empreendedor da Incubadora Mário Covas → Rua Leandro da Silva Salina, 668, Mário Covas. Telefone 4042-0497, Ramal 2428.

• Sala do Empreendedor da Incubadora Norman Edward Hanson → CRAS São Conrado, Rua Livino Godói, 777 – São Conrado. Telefone 4042-0497, Ramal 2424.

• Sala do Empreendedor da Incubadora Zé Pereira → Rua Eugênio Peron, 676, Zé Pereira. Telefone 4042-0497, Ramal 2426.

Para mais informações do Mapa de Empresas elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços no 2º quadrimestre de 2023 acesse o link aqui.