2
Campo Grande - MS Busca
REGULAÇÃO

Sonora firma convênio com a Agems e é o 22º município com nova gestão sustentável dos resíduos sólidos

Sonora contém uma das mais importantes usinas de produção de açúcar, álcool e energia elétrica do Mato Grosso do Sul e tem avançado nos pilares sustentáveis do município.

14:22 - 15 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: AGEMS

Em uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade e aprimorar a gestão dos resíduos sólidos, Sonora é o 22º município a embarcar no compromisso inovador de cuidar do meio ambiente. Foi assinado na quinta-feira (14), o convênio que traz essa parceria na gestão e o correto manejo dos resíduos produzidos pela população.

Cidade acolhedora com destaque no ramo sucroenergético, Sonora contém uma das mais importantes usinas de produção de açúcar, álcool e energia elétrica do Mato Grosso do Sul e tem avançado nos pilares sustentáveis do município.

O objetivo primordial desse convênio é trazer soluções inovadoras e sustentáveis para o manejo de resíduos sólidos, promovendo o desenvolvimento de ações que visam à preservação do meio ambiente e à conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva e da destinação adequada do lixo.

Essa parceria trará uma série de benefícios para a cidade e seus habitantes. Uma das principais áreas de foco será a expansão e o aprimoramento do sistema de coleta seletiva. Isso permitirá uma maior separação de resíduos recicláveis e orgânicos, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da Agems, expressou sua satisfação com a nova parceria: “Com a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, essa parceria com Sonora é um passo significativo na direção certa. A Agems está disponível para atender qualquer demanda que o município precisar, não somente no saneamento, mas também em outros setores que a Agência atua.

Desenvolvimento sustentável
Além da coleta seletiva, o convênio também promoverá a implementação de práticas sustentáveis em toda a cadeia de gerenciamento de resíduos, desde a coleta até a destinação final. Isso inclui a conscientização da comunidade sobre a importância da reciclagem, o treinamento de equipes envolvidas na gestão de resíduos e a busca por soluções inovadoras e econômicas para o tratamento dos resíduos.

O convênio entre a cidade de Sonora e a Agems representa um compromisso conjunto em direção a um futuro mais limpo, saudável e sustentável.

“Com a conscientização da população e o apoio de iniciativas como essa, a cidade está no caminho certo para se tornar um exemplo de gestão responsável de resíduos sólidos e cuidado com o meio ambiente”, afirma o prefeito do município, Enelto Ramos.

“A adesão de Sonora a esse convênio é um passo importante na busca por um futuro mais sustentável e responsável com o meio ambiente. Essa iniciativa não apenas contribuirá para a redução do impacto ambiental, mas também promoverá o desenvolvimento econômico local e a qualidade de vida dos cidadãos”, destaca a diretora de saneamento básico e resíduos sólidos, Iara Marchioretto.

Pular para o conteúdo