2
Campo Grande - MS Busca
Municipalismo

Soluções inteligentes vão orientar conceito inovador em projeto de municipalismo de MS

Referências vêm das cidades inteligentes mais sustentáveis do planeta.

17:30 - 18 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: Gov MS

Uso de energia limpa, com veículos elétricos, autônomos e de uso coletivo. Cidades com arquitetura biofílica – integradas a natureza, 100% autossuficientes, que oferecem aos moradores proteção, conforto climático, além do que há de mais avançado em novas tecnologias. Soluções inteligentes que vêm como referência para um futuro próximo. Esses são os conceitos da Future Urbanism Smart City Summit e Expo Dubai, principal fórum global em que o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) participa essa semana nos Emirados Árabes, representando o Governo de Mato Grosso do Sul.

A missão, liderada pelo Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), tem como objetivo traçar políticas e estratégias de atuação para o desenvolvimento regional. Com assento no CDE (Conselho Deliberativo Estadual) – órgão máximo da instituição, a gestão estadual participa aprendendo conceitos modernos e também apresentando as potencialidades de Mato Grosso do Sul a investidores de todo o planeta.

“Estivemos em Abu Dabi conhecendo Masdar, a mais emblemática cidade modelo dos Emirados Árabes, conhecida como a cidade do futuro. Um conceito moderno e inovador, 100% autossuficiente, oferece aos moradores o que há de mais avançado em novas tecnologias. Promove a neutralização na emissão de gás carbônico e estimula caminhadas, por meio da política Cidade Car free ou ‘Livre de carro’, fazendo com que novos estilos de vida sejam possíveis. Em contrapartida, disponibiliza veículos elétricos, autônomos e de uso coletivo. Também visitamos o SkyWay, uma iniciativa extraordinária de transporte do futuro, que fica na cidade de Sharjah, a terceira maior dos Emirados Árabes. Uma modalidade inovadora que pode, num futuro próximo, ajudar muitas cidades a resolverem problemas de mobilidade e transporte público urbano”, disse o vice-governador.

A missão nos Emirados Árabes leva os participantes para os maiores eventos globais que prometem recriar cidades inovadoras, voltadas a sustentabilidade e abre um leque de oportunidades para a gestão estadual divulgar as potencialidades de Mato Grosso do Sul a investidores de todo o mundo.