2
Campo Grande - MS Busca
Educação

Simula SAEB é aplicado em dois dias para 14.662 alunos da REME

O simulado tem objetivo de preparar os estudantes para a avaliação nacional, que será aplicada em outubro.

06:00 - 06 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Provas do Simula SAEB estão sendo aplicadas para 14.662 alunos dos 5º e 9º anos da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, durante dois dias, tendo iniciado o primeiro dia de provas nesta terça-feira (5). O simulado tem objetivo de preparar os estudantes para a avaliação nacional, que será aplicada em outubro.

Hoje os alunos realizaram o simulado de Língua Portuguesa, com 21 questões. Já amanhã (6), as provas serão de Matemática e Ciências para as turmas de 9º ano, sendo 21 questões de Matemática e 15 de Ciências.

Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, as provas do simulado tem como objetivo trazer a vivência da avaliação externa do SAEB, facilitando um diagnóstico, antes da prova oficial. “Depois da aplicação do Simula SAEB, orientamos corrigir a prova com a turma, item por item, alternativa por alternativa, fazendo as devidas intervenções, comentando os descritores, os distratores, permitindo aos estudantes refletirem sobre seus erros, se foi o enunciado, o comando, o suporte, o vocabulário, que atrapalhou”.

Na Escola Municipal Elpídio Reis, os alunos José Guilherme de Freitas, do 5º ano, e Marcos Eduardo de Carvalho, do 9º, falam sobre a importância do simulado. “Eu me preparei para o Simula SAEB, é a segunda vez que faço o simulado e acho importante para mensurar onde eu mais erro e onde preciso mais acertar”, disse José.

Marcos falou sobre a prova do Simula SAEB. “Caiu mais perguntas de interpretação e como eu gosto de ler, para mim foi mais fácil. As questões muito bem desenvolvidas, gostei de fazer”.

Já na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, a aluna do 9º ano, Ester Plens, afirmou que por já ter feito uma vez o Simula SAEB, ficou menos ansiosa. “Geralmente quando temos uma prova importante, causa ansiedade, mas como já fiz e tenho prática, a gente sabe como é o gabarito, consegue controlar a ansiedade”.

O colega de Ester, o aluno Davy Aguilheira, de 14 anos, falou que o Simula SAEB o prepara para o futuro. “É bom a gente fazer esse tipo de simulado para aprender a preencher o gabarito para quando chegar a vez de fazer vestibular, não ser uma novidade”.Eloísa Sales, de 9 anos, estuda no 5º ano da Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos e também fez o simulado. “Achei a prova mais ou menos difícil, mas eu gosto de português, então acho que fui bem”.

A coordenadora da unidade, Ana Rita Swensom, afirma que antes do Simula SAEB, há toda uma preparação com os alunos e também com os pais. “A gente envia recado dizendo sobre a importância da prova e em dia de simulado quase 100% dos alunos se fazem presente”.

A diretora da Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, Lucilene Fernandes de Oliveira, afirma que os alunos do 5º ano passam por um simulado pela terceira vez este ano. “Nós criamos um simulado próprio da escola para os alunos e eles estão fazendo o terceiro agora. O Simula SAEB ajuda a melhorar a leitura dos alunos, no preenchimento do gabarito, então são só ganhos”.

Web Stories

Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado O segredo do engajamento no Instagram