2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
TEMPO

Setembro registra recordes de temperaturas em cidades de Mato Grosso do Sul

Apenas neste mês de setembro, 18 cidades do Estado bateram seus devidos recordes de temperatura.

20 set 2023 às 21h10min | Douglas Duarte
Compartilhe:

Créditos: CEMTEC

Mato Grosso do Sul passa por uma intensa onda de calor nos últimos dias. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a causa desta condição é a atuação de um bloqueio atmosférico. 

Apenas neste mês de setembro, 18 cidades do Estado bateram seus devidos recordes de temperatura. Entre os municípios que ultrapassaram os 40°C no último domingo (17) estão: Pedro Gomes (40,7°C), com o calor mais intenso do Brasil em 2023, Água Clara (40,6°C) e Porto Murtinho (40,3°C).

Destas 18 cidades, em 11 houve quebra de recordes no domingo (17). Coxim, Laguna Carapã e Rio Brilhante, por exemplo, atingiram 38°C. A segunda-feira (20) também teve calor intenso, com registro de 36°C em Campo Grande, maior temperatura da Capital em 2023, e 39,3°C em Três Lagoas.

Cuidados necessários

Com o clima quente e seco, os cuidados devem ser redobrados para que o prejuízo seja menor. Além da hidratação e de uma boa alimentação, é recomendável arejar os ambientes fechados regularmente, evitar a prática de exercícios físicos entre 10 e 16 horas, lavar tapetes e cortinas com frequência, aspirar e limpar todos os locais que possam acumular poeira, colocar uma bacia de água no ambiente para ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória e aliviar desconfortos em crises alérgicas já manifestadas.

Mais Lidas