2
Campo Grande - MS Busca
Saúde

Serviço inédito, Centro de Referência da Mulher e da Criança ofertará de consultas especializadas a exames de diversas especialidades

O espaço conta com 20 consultórios e três salas de exames.

18:00 - 15 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Os atendimentos de mulheres e crianças será ampliado em Campo Grande com a implementação de um serviço inédito voltado à linha de cuidado materno-infantil. O “Saúde Delas, Centro de Referência da Mulher – Atendimento Materno-Infantil ” oferecerá desde consultas especializadas a exames das mais diversas especialidades.  O espaço conta com 20 consultórios e três salas de exames.

Na manhã desta sexta-feira (15), a prefeita Adriane Lopes, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde, realizaram uma visita técnica às instalações da nova unidade, localizada na Vila Manoel da Costa Lima.  Na ocasião, foi feita a entrega simbólica do primeiro andar da unidade, onde funcionará o ambulatório especializado da mulher. A previsão é de que o serviço entre em funcionamento até o início do mês de outubro.

“É um sonho que está se tornando realidade. Com esta unidade, vamos proporcionar às mulheres e crianças da nossa cidade um atendimento de melhor qualidade, com um serviço inédito e de referência. Estamos avançando, cumprindo o nosso compromisso de dar uma assistência digna à nossa população”, destaca a chefe do Executivo Municipal.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, explica que a nova estrutura absorverá os atendimentos que até então eram realizados no Centro de Atendimento à Mulher (CEAM) e Centro de Especialidades Infantil (CEI), ambos serviços que funcionam em locais distintos. Por mês, estas duas unidades realizavam uma média de 4,5 mil atendimentos e, com a estruturação deste novo serviço, a expectativa é ampliar este número, oportunizando um maior acesso aos pacientes.

“O centro de referência vai proporcionar às mulheres e crianças da nossa cidade um ambiente preparado, com atendimento de primeiro mundo, por regulação, consulta com vários especialistas, brinquedoteca, muito bem localizado e de fácil acesso à população. Um marco para a saúde da mulher”, destacou o secretário.

No ambulatório especializado de atendimento à mulher serão ofertados os seguintes serviços:  Consulta em Gestação de Alto Risco; Consulta em Mastologia; Consulta em Planejamento Familiar; Consulta em Urologia – Planejamento Familiar;  Consulta no Climatério; Serviço de Patologia Cervical; Nutrição; Consulta em Enfermagem;  Serviço de Ultrassonografia.

Nesta linha de cuidado é realizado o acolhimento à paciente e ao casal com orientações, entrevista e palestra de inserção ao planejamento familiar, saúde da mulher e saúde reprodutiva.

Já no ambulatório especializado no atendimento à criança serão ofertados os serviços e atendimentos em  Consulta em Homeopatia; Consulta com Reumatologia pediátrica; Consulta em Cirurgia pediátrica; Consulta em Endocrinologia pediátrica; Consulta em Otorrinolaringologia pediátrica; Nutrição; Fonoaudiologia,  Psicologia,  Terapeuta Ocupacional,  Educação Física,  Assistente Social e  consulta em Enfermagem.

Nesta linha de cuidado é oferecido o Programa de Atendimento Multiprofissional de Prevenção a Obesidade Infantil (PAMPOI), atendimento direcionado aos pacientes com sobrepeso ou obesidade, de 05 a 15 anos, realizado pela equipe Multiprofissional, sendo o acesso realizado por encaminhamento da Atenção Primária para as especialidades de Endocrinologia Pediátrica e/ou Nutricionista do Centro de Especialidade Infantil (CEI), via SISREG, e/ou por demanda espontânea, sendo, neste caso, agendado consulta com nutricionista para avaliação.

É ofertado o Serviço de Referência em Diabetes Infanto-Juvenil (SEREDI KIDS), com atendimento direcionado aos pacientes portadores de Diabetes tipo 1, de 0 a 17 anos, realizado pela equipe Multiprofissional, com a entrega de medicamentos e insumos para controle da doença (Munícipes de Campo Grande).

O acesso a estes serviços é feito pelo sistema de regulação – SISREG – com vagas ofertadas para todo Estado, sendo referência Estadual, dentro das pactuações previstas, tendo o cuidado compartilhado com a Atenção Primária, através da referência e contra- referência, com monitoramento dos pacientes faltosos e em abandono de tratamento.

Web Stories