2
Campo Grande - MS Busca
Semana da Criança

Semana da Criança tem programação para toda a família com foco no fortalecimento da rede de combate à violência contra criança e adolescente

A Semana da Criança é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselhos de Pastores de Mato Grosso do Sul e da Capital.

19:00 - 02 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

De 10 a 15 de outubro, a Vila Morena – antiga Cidade do Natal –  sediará a Semana da Criança Campo Grande. O lançamento oficial foi realizado na manhã desta segunda-feira (02), nos Altos da Avenida Afonso Pena. Com objetivo de promover o diálogo e ações que fomentem a reflexão sobre a rede de proteção e os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o evento terá atrações com apresentações musicais e teatrais, brincadeiras, palestras, oficinas e shows para todas as crianças.

A Semana da Criança é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselhos de Pastores de Mato Grosso do Sul e da Capital. Durante a semana serão realizados workshops, além de capacitações e palestras ministradas por profissionais e especialistas da área, especialmente voltadas aos pais, educadores e todos os responsáveis por crianças e adolescentes com foco na prevenção ao abuso e violência contra a criança.

No ato de lançamento, a prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância das ações de fortalecimento à rede de apoio às crianças e adolescentes, no combate contra a violência. “Nós estamos imbuídos em somar esforços para que a gente possa combater a violência contra as nossas crianças. A Semana da Criança em Campo Grande é uma ferramenta nessa busca de soluções e queremos contar com instituições de todos os segmentos da sociedade para fazerem parte dessa corrente, esta força-tarefa é de todos nós”.

“Será uma semana de diversão, de lazer, que contará com o apoio de diversos parceiros, mas também será um período que, através das atividades realizadas, ao longo da Semana da Criança, queremos mobilizar a todos para que possam participar diretamente nessa luta. E isso passa por todo um processo de preparação, de qualificação, de entender como cada um pode participar dessa luta e olhar para nossas crianças com um olhar de proteção. Somos muito gratos pelo cuidado da administração municipal que tem esse olhar especial pelas nossas crianças”, destacou o presidente do Conselho de Pastores do Mato Grosso do Sul, Wilton Acosta.

Programação

O primeiro dia de atividades começa às 14h com animação e brincadeira para as crianças, além do lançamento do “abusômetro”, um painel virtual de estatísticas, fixado ao site que contém toda a programação do evento SOS Crianças – Rede de Proteção à Infância, também palestras e apresentação de teatro, dança, orquestra e ballet.

Na quarta-feira (11), a partir das 14h30, tem início a palestra sobre autolesão e suicídio em crianças e adolescentes com a psicanalista Ângela Maria Coimbra. Pouco mais tarde, às 16h, uma outra palestra aborda a prevenção ao abuso sexual infantil – Identificando sinais de abuso e violência sexual, ministrada pela psicanalista, escritora e palestrante sobre prevenção e cuidado de vítimas de abusos, Viviane Vaz.

Na quinta-feira, as 14h30, a advogada Glaucia Silva Leite coloca em destaque a proteção jurídica de crianças e adolescentes: combatendo a violência sexual e doméstica. Na sequência, às 16h, a psicóloga Nilma Neide fala aos participantes sobre o tema “Distúrbios de comportamento e transtornos emocionais”.

Já na sexta-feira (13), às 14h, a sexóloga Debora Mariano fala sobre prevenção ao abuso sexual infantil – Identificando sinais de abuso e violência sexual. Logo após, a partir das 15h, a vulnerabilidade da criança atípica é tema da palestra ministrada pelo professor especialista em psicopedagogia e analista de comportamento, Celso Cavalheiro.

E no sábado (14), às 14h30, a advogada especialista em Direito Digital, Dayane Lupoli, fala sobre redes sociais seguras. Às 16h, fechando o ciclo de palestras, a psicanalista Ângela Maria Coimbra apresenta a palestra “Autolesão e suicídio em crianças e adolescentes”.

Depois do casamento triunfal do casal, com mais de 10 mil convidados, na Cidade do Natal em 2022, a família do Senhor e Senhora Rena está crescendo e, no sábado (14), em um pocket show, com direito a bailarinos, cantores ao vivo e efeitos especiais, será realizado o chá revelação do bebê que estão esperando. Após a revelação, o público será convidado a ajudar a escolher o nome da reninha, votando pelo Instagram do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

Os interessados em participar de toda a programação, podem realizar o check-in das atividades ofertadas, além de acompanhar em tempo real todas as notícias e imagens relacionadas a Semana da Criança pelo site www.soscrianca.com.br.

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado