2
Campo Grande - MS Busca

Semadesc apresenta diferencial competitivo do MS Carbono Neutro para representantes da União Europeia

A comitiva da UE (União Europeia) que cumpre uma série de compromissos em Mato Grosso do Sul, entre hoje (25) e sábado (27) conheceu o diferencial competitivo do Estado na implementação de uma economia de baixo carbono, com um conjunto de ações de conservação ambiental como desmatamento ilegal zero, fomento ao manejo e conservação do […]

12:59 - 26 maio 2023 | Por

A comitiva da UE (União Europeia) que cumpre uma série de compromissos em Mato Grosso do Sul, entre hoje (25) e sábado (27) conheceu o diferencial competitivo do Estado na implementação de uma economia de baixo carbono, com um conjunto de ações de conservação ambiental como desmatamento ilegal zero, fomento ao manejo e conservação do solo e da água; incentivo à geração de energia limpa e ao uso de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis e pecuária de baixo carbono.

Esses foram alguns destaques da palestra “Mato Grosso do Sul – Estado Carbono Neutro 2030”, ministrada pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em agenda com a comitiva da União Europeia realizada na manhã desta quinta-feira (25) no Bioparque Pantanal. A apresentação foi realizada logo após o governador Eduardo Riedel falar com as autoridades sobre o tema “Potencialidades de MS”.

O secretário Jaime Verruck lembrou que, ao apresentar o programa nas COP 26 e 27, a própria União Europeia considerou ousada a meta de tornar Mato Grosso do Sul um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro em 2030, “mas todas nossas ações estão garantidas no PROCLIMA, que é o nosso Programa Estadual de Mudanças Climáticas. Então, temos uma política pública perene, de Estado, que terá continuidade. Importante lembrar que todas as diretrizes de Desenvolvimento Sustentável do programa estão vinculadas às ODS da ONU; que nas questões biodiversidade, já somos signatários da Carta de Edimburgo e nas questões ligadas às mudanças climáticas, também somos signatários do Race do Zero e Under 2°Coalition”.

Resumo das emissões de GEE de Mato Grosso do Sul mostra desafios do Estado

A comitiva da União Europeia visita Mato Grosso do Sul com o objetivo de aprofundar as relações econômicas, científicas, acadêmicas e comerciais e que podem atrair investimentos estrangeiros em diversas áreas do Estado. A delegação tem como embaixador da UE, Ignacio Ybañes e é composta por 10 estados membros da UE, radicados no Brasil: Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Theca, Lituânia, Chipre e Polônia.

Confira a apresentação aqui.

Resumo das emissões de GEE de Mato Grosso do Sul mostra desafios do Estado