2
Campo Grande - MS Busca
Educação

Proler 2023 começa na próxima sexta-feira; inscrições para cursos e oficinas estão abertas

O evento é aberto ao público e as inscrições para cursos e oficinas estão abertas e são gratuitas

09:30 - 18 out 2023 | Por Assessoria

O 24º Encontro do Proler começa nesta sexta-feira, dia 20 de outubro de 2023. O evento é aberto ao público e as inscrições para cursos e oficinas estão abertas e são gratuitas.

O evento tem por objetivo contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura. O evento é realizado em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas de MS. O público alvo são professores, acadêmicos, bibliotecários, leitores, escritores, gestores públicos e todos interessados em literatura.   

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura e literatura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura. Isto implica articular a leitura/literatura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

Em Campo Grande, MS, o comitê Proler é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do Estado como UEMS, UFMS,IFMS, SED, Semed/CG, IFMS, Sectur, UBE e outros parceiros da sociedade civil e vem desde então organizando atividades anuais e seu encontro com duas interrupções. O comitê que faz parte da estrutura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, no Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas, sendo coordenado desde 2015 pela gestora Melly Sena.

“O Proler chega à sua 24ª edição. Decidimos fazer junto com a Semana Nacional do Livro e Biblioteca e estamos fazendo uma reestruturação para repensar nossos objetivos, de fazer um quadro a longo prazo das ações que a gente vai trabalhar envolvendo o Proler. O Proler é um dos eventos mais antigos e mais importantes que a gente tem aqui no Estado para discutir as políticas públicas do livro, leitura e literatura e este ano nós optamos pela formação. Ele está com uma programação menor este ano porque estamos neste processo de reestruturação, porém não menos importante”, explica a coordenadora do Comitê Proler Estadual e do Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas da Fundação de Cultura, Melly Sena.

Mais informações e inscrições para os cursos e oficinas do Proler pelo telefone (67) 3316-9161. A programação completa você confere clicando AQUI.

Comunicação FCMS
Foto: Divulgação/FCMS