2
Campo Grande - MS Busca
Desenvolvimento

Prefeitura regulamenta atividades do Escritório Internacional de Campo Grande

O CGR Business Space é o responsável por desenvolver as relações sociais, culturais e econômicas com empresários e autoridades estrangeiras que visitam o município.

12:00 - 11 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

O Escritório Internacional de Campo Grande teve suas iniciativas regulamentadas por decreto publicado nesta terça-feira (10). Com isso, as ações que já estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), seguirão regras estabelecidas no documento dando mais eficiência às atividades do ecossistema de comércio exterior e relações internacionais.

O CGR Business Space é o responsável por desenvolver as relações sociais, culturais e econômicas com empresários e autoridades estrangeiras que visitam o município. Além disso, atua na pesquisa e divulgação de informações e experiências sobre os assuntos internacionais de interesse de Campo Grande, além de parcerias técnicas e promoção das boas práticas de Capital das Oportunidades.

Campo Grande passa por um acelerado processo de internacionalização e a visita oficial de diversas delegações estrangeiras comprova o protagonismo de Campo Grande diante de várias ações da Prefeitura, que a consolidam como a Capital da Rota Bioceânica. “Campo Grande desponta como destaque no contexto da integração regional apostando em diversas ações que desburocratizam as relações aduaneiras, aumentando a participação do comércio regional nas exportações e importações; ampliando e diversificando a oferta de bens e serviços, além da cooperação em iniciativas de ciência, tecnologia e inovação; fomentando novos traçados para a indústria, comércio, serviços e agronegócio; e promovendo o turismo regional e o intercâmbio cultural e acadêmico”, explica a prefeita Adriane Lopes.

O setor internacional do município também faz a interlocução da Prefeitura com Representações Consulares, Embaixadas, Instituições e Organismos Internacionais, Redes de Cidades, entre outros atores com atuação externa focados na cooperação com entidades internacionais para o desenvolvimento municipal. Ademais, o Escritório Internacional divulga e promove o município no exterior, realizando acordos internacionais e participando de feiras e missões internacionais.

O espaço é um conjunto de atividades desenvolvidas pela Sidagro nas searas de comércio exterior e relações internacionais tendo como finalidade primordial consolidar a Capital como via de acesso para o mercado internacional, em especial o latino-americano, inclusive como hub regional de produtos e serviços, viabilizando uma rede de oportunidades de negócios entre empresas nacionais e internacionais, potenciais parceiros, fornecedores e autoridades.

Além disso, o Escritório Internacional possui um perfil corporativo e operação autossustentável, priorizando a atuação conjugada com o setor privado e demais órgãos ou entidades governamentais, atuando nas vertentes comercial e institucional com foco na cooperação internacional.

Para o secretário Adelaido Vila o principal objetivo do Escritório Internacional é conectar a Capital aos mais relevantes centros de desenvolvimento político e econômico globais. “Durante os últimos 12 meses, a Sidagro focou em agregar valor aos produtos e serviços de Campo Grande e internacionalizar o modo de pensar do empresariado local, para que ele visualize novas possibilidades de desenvolvimento econômico, considerando as imensas oportunidades que o Corredor Bioceânico e as demais opções de RILAs trarão num futuro muito breve”, diz.

O gestor do Escritório Internacional, Paulo César Fialho, completa. “O grande diferencial é a participação do setor privado, que contribui através das mais diversas cadeias produtivas. Atualmente, o município colhe os frutos de uma estratégia ousada de internacionalização que iniciou com a aproximação aos países da América do Sul, culminando com a instalação do Escritório Comercial da Região de Tarapacá – Chile”, finaliza.

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado