2
Campo Grande - MS Busca
Educação

Prefeitura promove palestra com pediatra especialista em autismo para profissionais da educação especial

A Reme (Rede Municipal de Ensino) tem atualmente, 1.839 autistas matriculados com total apoio ofertado pela rede, em sala de aula.

20:15 - 19 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

O médico pediatra, pós-graduado em Emergências e Urgências e também pós-graduando no Desenvolvimento Infantil e Tratamento do TEA (Transtorno do Espectro Autista), Dr. Thiago Castro, realizou a palestra “Simplificando o Autismo” para 1.800 profissionais da educação especial, na noite desta sexta-feira (18), no Clube Estoril, em Campo Grande. A Reme (Rede Municipal de Ensino) tem atualmente, 1.839 autistas matriculados com total apoio ofertado pela rede, em sala de aula.

A palestra teve abertura ao som do piano do aluno autista Tiago Vaz Rolim que tocou quatro músicas. Ele faz aulas de piano há 8 anos. Durante a palestra, Dr. Thiago, que é referência nacional no tema, tendo escrito dois livros: Simplificando o Autismo e Autismo Ao longo da Vida, explicou o que é o autismo, como é o tratamento e como funciona o ensino para os alunos. “Estão mandando professores para guerra sem arma. A prevalência do TEA é de 4% dos 100% dos alunos, estamos vivendo um mundo de crianças com transtornos e saber como lidar com isso, melhorar a qualidade de vida, discernir um melhor caminho para aquela criança é o melhor para todos”.

Foto: Divulgação/Assessoria

Adrielle Matos é mãe de filho de 10 anos com diagnóstico de autismo. Ela avaliou a palestra como esclarecedora. “Já conhecia o trabalho do Dr. Thiago pela rede social e achei muito proveitosa essa palestra”.Da Escola Municipal José Paniago, a Auxiliar de Educação Inclusiva (A.E.I’s), Edna do Nascimento afirma que a palestra é importante para melhorar o que pode trabalhar com os alunos autistas em sala.

“Trabalho com aluno com TEA e esse tipo de palestra é de fundamental importância porque nos dá um auxílio também em sala”.Ivonete Oligario é A.E.I na Escola Municipal José Mauro Messias da Silva há cinco anos. Ela fala sobre qual seu desafio diário. “É saber quando o aluno está para ter uma crise e não deixar que isso aconteça. A gente estuda muito, mas a palestra é uma oportunidade de aprendizagem a mais”.Vinte auxiliares da Escola Municipal Carlos Garcia foram com camisetas com o símbolo do TEA à palestra, para simbolizar a profissão. A A.E.I, Rosilaine da Silva Perez falou em nome do grupo. “Os alunos autistas são nossa vida, a gente os ama, os acolhe. A inclusão não é apenas colocar o autista numa escola regular, mas acolher e ensinar este aluno. O Dr. Thiago é um gênio, ele tem muito conhecimento no assunto e a palestra é uma grande oportunidade para a profissão”.

O analista de sistemas, Murilo Antônio Quintas Martins, foi à palestra acompanhado do filho autista, Eduardo de 4 anos, e da esposa. “Passei a conhecer o Dr. Thiago Castro por causa da minha irmã que é diretora. A nossa luta é diária, estamos sempre estudando, vendo como podemos melhorar a qualidade de vida dele, que faz várias terapias, como fonoaudiólogo, por exemplo. Hoje ele estuda na Escola Municipal Eloides Estevão e foi a nossa melhor decisão, matriculá-lo em uma escola da Reme”.

Segundo o secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a palestra é um momento especial com para área da educação especial. “Tudo foi pensado para o diretor, o coordenador, o especialista, o público da educação especial. São 1800 pessoas trabalhando com nossos alunos”.

Foto: Divulgação/Assessoria

A prefeita Adriane Lopes afirmou que é preciso falar mais da educação especial e agir mais, com projetos. “Temos o compromisso com os 111 mil alunos matriculados na Reme. Os profissionais de apoio são tão importantes na educação especial e por isso damos tanta importância na qualificação dos profissionais. Nosso trabalho tem sido pautado por ações concretas e queremos muito mais que atender, queremos ser referência para o país na educação”.

Pular para o conteúdo