2
Campo Grande - MS Busca
Desenvolvimento

Prefeitura entrega revitalização do complexo de Saúde Nova Bahia e 2,4 mil computadores para modernizar rede

As melhorias fazem parte da programação em comemoração aos 124 anos de Campo Grande.

17:00 - 14 set 2023 | Por Assessoria

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Campo Grande realizou a entrega simbólica de 2.476 novos computadores para a Rede Municipal de Saúde e a revitalização do Complexo de Saúde Nova Bahia, integrado pela USF Nova Bahia, CRS Nova Bahia e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O local abriga também a sede do Distrito Sanitário Prosa e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As melhorias fazem parte da programação em comemoração aos 124 anos de Campo Grande.

Foto: Divulgação/Assessoria

A prefeita Adriane Lopes destaca que as entregas fazem parte do compromisso da gestão em proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população, além de modernizar o serviço, proporcionando uma melhoria nos processos de trabalho.

“Estamos avançando cada dia mais com o objetivo de proporcionar à população campo-grandense uma saúde digna e de melhor qualidade. A saúde é e sempre será uma prioridade da nossa gestão. Acredito que ao proporcionar melhores condições de trabalho e de atendimento à nossa população, através da revitalização das unidades, entrega de novos equipamentos e de serviços, estamos dando um passo muito importante e cada vez mais consolidando nossa cidade como referência quando o assunto é saúde. Sabemos que os desafios são enormes, mas estamos buscando fazer sempre o melhor”, destaca.

Foto:Divulgação/Assessoria

Conforme o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, com a entrega dos novos equipamentos, está sendo possível fazer a renovação de praticamente todo o parque tecnológico da Rede Municipal de Saúde.

“É um investimento histórico para a saúde de Campo Grande. Nossas unidades estavam operando com equipamentos obsoletos com mais de cinco anos. E através da entrega destes novos equipamentos, vamos assegurar uma melhoria no trabalho dos nossos servidores”, comenta.

A melhoria é fruto de articulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através da Coordenadoria Geral de Soluções de Tecnologia da Informação (CGSTI), junto ao Ministério da Saúde. A configuração, instalação e transporte de todo material é feita pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande (Agetec). Os aparelhos antigos serão atualizados e as peças reutilizadas.

“As equipes da Agetec planejaram a configuração e instalação de todos esses equipamentos dentro do parque tecnológico da Sesau, que vão impactar em uma melhor qualidade de trabalho para os servidores e também melhor atendimento para a população, com a possibilidade de implantação de novos sistemas e ferramentas de tecnologia na saúde”, ressalta o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso.

Com a apresentação e aprovação do projeto, Campo Grande foi contemplada com R$ 15 milhões para atender a Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência. A renovação tecnológica contempla a aquisição de computadores, nobreaks, notebook, switch, tablets, leitores de códigos de barras, aparelhos televisores, datashow, telas de projeção, roteadores wireless e lousa digital.

“Estamos com o sorriso de orelha a orelha. Nós pedimos por melhorias na região porque somos moradores, usuários e sabemos a necessidade de cada lugar e hoje poder desfrutar dessa entrega, esse complexo revitalizado, com equipamentos novos e modernos para que a gente tenha uma agilidade maior no nosso atendimento, é muito gratificante para a Associação e todos moradores da região”, descreve a presidente da associação de moradores do Nova Bahia, Marilza Oliveira.

Foto: Divulgação/Assessoria

Revitalizações

Na ocasião foram entregues as revitalizações da USF Nova Bahia, CRS Nova Bahia e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que integram o Complexo de Saúde Nova Bahia. As três unidades são responsáveis pelo atendimento de mais de 40 mil pessoas. A base do SAMU e o Distrito Sanitário Prosa também foram contempladas com adequações.

As unidades receberam pintura interna e externa, reparos no telhado, manutenção e instalação de forro, manutenção de calhas, instalação de vidros e insulfilm, reparos na rede elétrica e hidráulica e instalação de novos aparelhos condicionadores de ar. As revitalizações fazem parte do cronograma iniciado em janeiro deste ano. Todo o trabalho é realizado com recursos e mão de obra da Sesau.

Foto: Divulgação/Assessoria

Com a entrega da revitalização das unidades do complexo, até o momento, nove unidades foram completamente revitalizadas. Já foram concluídas as revitalizações das unidades do Aero Rancho IV, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jockey Club, Vila Popular , Marabá e Parque do Sol. Além de promover a melhoria das estruturas das unidades de saúde, o investimento demonstra a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade e garantir o acesso integral aos serviços de saúde para toda a população. A expectativa é de que ao menos 10 unidades básicas e de saúde da família existentes no município recebam melhorias nos próximos dois anos.

Foto: Divulgação/Assessoria