Prefeitura entrega primeira Cartilha de bem-estar animal em Campo Grande
O material informativo traz assuntos que abordam a tutoria responsável, castração, microchipagem, entre outros temas que são vistos diariamente no dia a dia.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), deu início nesta terça-feira a entrega da Cartibea (Cartilha de Bem-Estar Animal) para as escolas da Capital. O material informativo traz assuntos que abordam a tutoria responsável, castração, microchipagem, entre outros temas que são vistos diariamente no dia a dia da subsecretaria.
Para a pedagoga da Subea, Gessyka Câmara, a iniciativa partiu da idéia de que as crianças pudessem levar as informações recebidas durante as palestras para casa de uma forma lúdica e interativa.
“Estamos investindo nas crianças pensando que serão os futuros adultos e tutores responsáveis pelos animais da nossa cidade. Com a cartilha, eles podem levar para casa essas informações e divulgar os valores que ensinamos”, declarou
A Escola Municipal Virgilio Alves de Campos, localizada na região da Mata do Jacinto, foi à primeira escola que recebeu as cartilhas.
Para a coordenadora Ana Rita, a cartilha é uma ótima idéia para ser trabalhada dentro de sala. “A linguagem usada é de fácil entendimento para as crianças e elas adoram essas novidades”, ressaltou.
A cartilha se passa em Campo Grande e conta a história do Sobá, cachorro que estava abandonado pelas ruas, mas acaba sendo acolhido e ganhando um novo lar. Para Davi Souza, que tem três cachorros em casa, o personagem principal da história, foi o que ele mais gostou. “Quando eu tiver outro cachorro vou colocar o nome igual ao dele”.
Para a subsecretária da Subea, Ana Luiza Loureço, a história do Sobá é apenas uma forma de mostrar a realidade das ruas da Capital e ressaltar que a prefeitura está preocupada e realizando políticas públicas que trazem resultados efetivos. “Trabalhar com as crianças é a melhor forma de garantir o bem-estar de toda uma comunidade e de quem faz parte dela”.
Subea na Escola
A subsecretaria pretende levar para as 99 escolas de ensino fundamental do município a palestra com as cartilhas e assim conscientizar o maior número de crianças sobre as responsabilidades de se ter um animal de estimação. “Muitas vezes as crianças ganham animaizinhos e acham que é só a comida que eles precisam oferecer, mas com as palestras eles acabam entendendo que eles têm outras necessidades e despertamos nesse público o sentimento de serem melhores cuidadores e mais responsáveis”, salienta Ana Luiza.
As escolas que tiverem interesse em levar a palestra e a cartilha para os alunos, devem entrar em contato pelo telefone 2020-1397.