2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Qualificação

Prefeitura entrega 80 certificados do curso de primeiros socorros a moradores da Moreninha IV

Cada edição do projeto conta com uma turma de até 40 participantes, q.ue além de uma aula teórica sobre os principais temas na área, recebem um treinamento prático

22 out 2023 às 09h00min | Douglas Duarte
Compartilhe:

Créditos: PMCG

Moradores do Bairro Moreninha IV receberam, na noite desta sexta-feira (21), seus certificados do curso de primeiros socorros, do Projeto “Prevenir, para salvar”. Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, o curso capacitou 78 pessoas na região.

Com o objetivo de educar a população sobre primeiros socorros e dar suporte básico de vida, o curso leva para as comunidades o conhecimento e a prática de como proceder diante de acidentes domésticos.

“Participei desse curso e acho que seria importante que toda a população pudesse fazer também,  pois não sabemos em qual momento de nossas vidas iremos precisar. Eu sou mãe, tenho filhos, netos e também não somente em casa precisaremos ajudar alguém em alguma situação de emergência, assim como nosso trabalho”, disse Solange Almeida, moradora do Bairro Moreninha IV.

Cada edição do projeto conta com uma turma de até 40 participantes, que além de uma aula teórica sobre os principais temas na área, recebem um treinamento prático de Ressuscitação Cardiopulmonar, Manobra de Heimlich, imobilização, curativos e entre outros.

“Agir rapidamente em situações de emergência pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Por isso, a aplicação correta dos primeiros socorros pode minimizar o risco de complicações em ferimentos ou problemas de saúde. Para nós é uma satisfação estar aqui entregando esses certificados que comprovam a capacitação que cada um aqui passou para agir proativamente em situações de emergência, promovendo uma comunidade mais segura e resiliente”, diz a prefeita Adriane Lopes.

Na programação do projeto os participantes aprendem o que fazer em um momento de acidente, de um engasgo, por exemplo. O curso ensina o passo a passo para os primeiros socorros de situações que podem acontecer no dia a dia.

“Fomos procurados pela Associação de Moradores do Bairro Moreninha IV que expôs a necessidade de haver uma capacitação neste sentido. Sabemos que muitos jovens cuidam de idosos e de crianças, então estar preparado para uma situação de emergência pode ser primordial para salvar uma vida. A aplicação correta dos primeiros socorros pode minimizar o risco de complicações e problemas graves de saúde”, pontuou o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

O curso é desenvolvido pela Sesau, em parceria com a CCR Vias, e conta ainda com a participação de acadêmicos voluntários, que passam por um processo seletivo para lecionar no curso.

A iniciativa já tem uma turma nova marcada com cerca de 40 alunos do 8º e 9º da escola da região. O programa “Prevenir, para salvar” já capacitou mais de 700 pessoas desde o início do projeto.