Campo Grande - MS Busca
Saúde

Prefeitura convoca 32 novos médicos e renova contrato com outros 71 para atender nas unidades de saúde

Além destes profissionais, outros 71 tiveram os contratos renovados.

14:36 - 24 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), publicou na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do município (Diogrande), a convocação de 32 novos médicos para atender nas unidades de saúde da Capital. Além destes profissionais, outros 71 tiveram os contratos renovados.

A convocação dos novos profissionais visa suprir as vacâncias existentes nas unidades de saúde, seja pelo afastamento temporário ou pedido de exoneração, assegurando assim a oferta de atendimento à população. O contrato é válido por seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período.

A contratação temporária desses profissionais por meio de convocação encontra-se amparada e regulamentada pela Lei 3.919, de 21 de Dezembro de 2001, a qual autoriza o Poder Executivo a convocar, por tempo determinado, médicos habilitados para atender necessidades temporárias e de excepcional interesse público. Além disso, o Decreto 12.229, de 18 de novembro de 2013, também dispõe sobre a convocação de médicos para ocupar postos de trabalho na Rede Municipal de Saúde.

Esse método de convocação é adotado com o intuito de garantir a continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais à população, dado o considerável índice de rotatividade desses profissionais, especialmente em períodos de abertura de processos de residência médica.

A Sesau tem atuado de forma intensa para garantir a qualidade no atendimento em saúde para a população da Capital. Dentre os profissionais convocados e que tiveram seus contratos renovados estão plantonistas, médicos clínicos gerais ambulatoriais – que atendem nas unidades básicas – e especialistas, como pediatras, médicos de saúde mental e de medicina da família e comunidade.

Atualmente, a Rede Municipal de Saúde de Campo Grande conta com um total de 1.313 médicos vinculados, distribuídos da seguinte forma: 481 são profissionais concursados, 704 são convocados e 128 estão em regime de residência médica.

Maior concurso da história

Em 2019, o município promoveu o maior concurso da história na área da saúde. Até o presente momento, mais de 1,4 mil profissionais de diversas especialidades foram convocados, incluindo aproximadamente 300 médicos clínicos e especialistas.

A relação dos profissionais convocados e que tiveram os contratos renovados pode ser conferida na Edição 7.175 do Diogrande, a partir da página 12.

https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI4ODEzIn0%3D.pdf