2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Tecnologia

Plataforma online do FAC aproxima a gestão municipal da população com oferta de serviços pelo meio digital

O Portal FAC Ajuda é uma ferramenta inovadora que chega para capacitar, apoiar e transformar vidas em um esforço conjunto.

31 ago 2023 às 20h00min | Douglas Duarte
Compartilhe:

Créditos: PMCG

Em celebração ao 124º aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por intermédio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), lançou o novo portal FAC Ajuda, iniciativa dedicada ao Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), com o propósito de impulsionar a inclusão social e o desenvolvimento comunitário. O Portal FAC Ajuda é uma ferramenta inovadora que chega para capacitar, apoiar e transformar vidas em um esforço conjunto.

A novidade é que o Portal FAC Ajuda é um serviço digital oferecido para toda a população. Ele funciona como vitrine para uma variedade de programas, projetos, cursos, palestras e oficinas voltados para a capacitação profissional.

Um dos seus objetivos é criar oportunidades para a inclusão no mercado de trabalho, geração/aumento da renda doméstica, resultando em um ambiente propício para a construção e manutenção de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos trazendo inovação para os nossos serviços, onde o líder comunitário realizará seu cadastro no Portal. Este processo facilitará o acesso do líder aos cursos/oficinas de geração de renda oferecidos pelo FAC. Tudo foi desenvolvido pensando em facilitar a comunicação entre a prefeitura e o líder comunitário, que tem um papel fundamental para o FAC, visto que ele é um intermediador dos serviços que nós prestamos”, destaca a coordenadora do FAC, Adir Diniz.

Vale lembrar que, antes do Portal FAC Ajuda, as inscrições eram feitas por meio de um formulário do Google criado exclusivamente para cada oficina. A partir de agora, basta acessar o sistema de qualquer lugar, com uma interface amigável e informações detalhadas. O portal oferece aos cidadãos acesso simplificado às ferramentas que podem transformar suas trajetórias de vida.

“Tudo foi desenvolvido pensando em facilitar a comunicação entre a prefeitura e a população. O Portal dará acesso aos munícipes em geral, interessados em participarem dos cursos de geração de renda, levando assim transparência e celeridade aos serviços disponíveis pelo FAC”, ressalta a prefeita Adriane Lopes.

O Sistema FAC Ajuda, que já estava em pleno funcionamento e servindo diversas Secretarias, se destaca como uma peça fundamental no aprimoramento do gerenciamento e na coordenação das ações sociais. Essa plataforma oferece um espaço centralizado para o registro de atendimentos, atividades e informações direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão utiliza a tecnologia como apoio de todas as áreas. Nesse caso específico, a tecnologia é utilizada para a inclusão social e oportunidades”, pontuou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Suas funcionalidades são abrangentes e vão desde o cadastramento de indivíduos e Instituições até o controle de estoque, gestão de cursos, turmas e frequência, emissão de certificados, gestão de doações, registro de atendimentos prestados e até mesmo a administração de projetos como “Recomeçar Moradia” e “Disk Solidariedade”.

A emissão de gráficos e relatórios quantitativos e qualitativos oferece transparência nas ações realizadas e de seu impacto na comunidade.