2
Campo Grande - MS Busca
QUALIFICAÇÃO

Perto do cidadão, Agems é parceira de mulheres empreendedoras para levar serviço e informação à comunidade

Em torno de 250 empreendedoras integram o grupo, que começou com apenas 20 há três anos, no período pré-pandemia.

11:09 - 22 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: AGEMS

A cozinheira aposentada Ana Luzia Gomes, 68 anos, viaja de ônibus com alguma frequência a Naviraí, a 364 quilômetros de Campo Grande, no Cone Sul do Estado, e sempre que possível utiliza a gratuidade a que tem direito no sistema intermunicipal. Conta que nunca teve problema quando buscou o benefício, mas gostou de saber que existem canais para o passageiro se informar e reclamar seus direitos na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems).

Foi com interesse e surpresa que ela recebeu as informações da equipe da Ouvidoria no sábado (19), no bairro Aero Rancho I, quando a Agência participou do evento social Travessia, promovido pelo Coletivo Mulheres Empreendedoras. “Eu gostei muito, e é bom para a gente falar para outras pessoas, até mesmo dentro do ônibus para alguém que precisa”, contou, entusiasmada.

Essa foi a segunda edição do projeto e a Agems esteve presente nas duas ocasiões. “É uma oportunidade muito importante para estar perto cidadão, levar informação, levar conhecimento sobre os direitos e mostrar que a Agência está atuando para garantir a boa prestação de todos os serviços”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.

Autoestima, oportunidade e cidadania

A orientação sobre direito dos passageiros nas viagens intermunicipais foi apenas um dos benefícios que a Agência entregou, por meio do projeto Agems Perto de Você. Informações sobre uso seguro e diretos e deveres no consumo de energia elétrica, saneamento, e todas as facilidades dos canais de contato também chegaram às mãos das moradoras.

“Queremos que os usuários de todos os serviços conheçam a Agência e tenham facilidade de nos contatar. O Agems Perto de Você está promovendo isso”, conta a ouvidora Cristiane Leite.

Durante todo o dia, a equipe conversou e orientou, no Centro Comunitário do bairro, dezenas de mulheres que foram em busca de diferentes serviços. Com apoio de parceiros como a Cassems, a Embelleze, e a Polícia Militar, o projeto “Travessia” promove saúde, bem-estar, autoestima, suporte para segurança e garantia de direitos.  

Consultoras de cabelo e maquiagem contam que a disponibilização de serviços simples como esses fazem a diferença na autoestima das mulheres.

É o caso da dona de casa Nadir Bispo, que, animada, foi em busca de fazer a sobrancelha, unhas e exame de mamografia. Enquanto aguardava, conversou com as atendentes da Ouvidoria da Agems. “Quero sair daqui hoje bem bonita, gatona”, disse, sorridente.

Saiu também com muita informação e indicação de como fazer a carteirinha de gratuidade no transporte assim que atingir a idade. “Eu não tinha ideia, que bom que vocês vieram. Vou fazer 60 anos e dezembro e agora já sei de tudo”, se animou.

Para a coordenadora do Coletivo de Mulheres Empreendedoras, Rosane Nely Lima, o valor das parcerias é incalculável na vida das mulheres participantes e daquelas que são atendidas na comunidade. Hoje, em torno de 250 empreendedoras integram o grupo, que começou com apenas 20 há três anos, no período pré-pandemia. O objetivo: ajudar na autonomia financeira das mulheres.

O projeto se adaptou, cresceu e agora chega aos bairros da Capital para unir trabalho, renda e oportunidade. “E isso só é possível por conta desses grandes parceiros que nós temos, como a Agems e sua equipe sempre disposta”, agradece.