2
Campo Grande - MS Busca
Tecnologia

Pacto pela Inovação será assinado em inauguração do ParkTec CG nesta sexta-feira

A solenidade terá início às 17 horas, na Avenida Rachid Neder, nº 760, Bairro Monte Castelo.

19:30 - 14 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

O caminho para o crescimento do ecossistema local de inovação passa pela junção de forças. O ParkTec CG, Parque de Tecnologia de Campo Grande, será a vitrine para a adoção de uma proposta de união pelo desenvolvimento tecnológico. Durante a inauguração do complexo, nesta sexta-feira (15), entidades, empresários e poder público vão assinar o Pacto pela Inovação, um documento que estabelece o compromisso de todos pelo fomento à cultura de inovação, criatividade e empreendedorismo. A solenidade terá início às 17 horas, na Avenida Rachid Neder, nº 760, Bairro Monte Castelo.

A ideia do Pacto surgiu em 2021, após uma série de reuniões e capacitações feitas pelo Sebrae/MS, organismos externos como instituições e sociedade civil organizada, contando com vários atores decisivos na política de inovação.

“O Pacto pela Inovação é uma construção do Ecossistema de Inovação de Campo Grande para demonstrar para a sociedade as intenções e as ações que o Ecossistema adotará para contribuir com o desenvolvimento de negócios inovadores na nossa capital. O pacto foi uma construção orgânica, ouvindo as principais entidades do Ecossistema e a comunidade”, afirma Luiz Fernando Espindola Bino, advogado empresarial com ênfase em Startups e empresas de inovação.

A proposta do Pacto é unir os atores do ecossistema de inovação em um movimento que visa transformar o Município em um ambiente promotor de ações que destaquem a Ciência e a Tecnologia, colocando Campo Grande como referência nacional e internacional no desenvolvimento e atração de negócios inovadores, impulsionando o conceito de Cidade Inteligente. “É a oportunidade de juntos, pensar, criar, fazer diferente e melhor”, comenta Gilka Trevisan, gerente do Senac HUB.

“O Pacto pela Inovação representa um marco no compromisso de entidades, Gestão Pública, sociedade civil, iniciativa privada e comunidades convergindo suas competências e expertises para apoiar e fomentar a transformação dos negócios locais por meio da ciência, tecnologia e inovação”, ressalta Ana Carla Castello, consultora em Gestão de Negócios.

As ações estratégicas que formam o Pacto estarão focadas em quatro vertentes de atuação: Ambientes de Inovação, Programas e Ações; Fomento às políticas públicas; Planejamento e comunicação; e Radar do Ecossistema.

A gestão estratégica, a coordenação e o acompanhamento dos resultados do Pacto estarão a cargo da Governança do Ecossistema Local de Inovação.

Para participar

Quem quiser aderir ao Pacto, deve encaminhar sua candidatura ao e-mail [email protected], com os dados da entidade, do seu representante e respectivo suplente, além da hélice de atuação (ICTI, universidade, governo, empresa ou sociedade).

Além de apoiar e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Campo Grande, o Pacto prevê compartilhamento de conhecimento e a realização de eventos e iniciativas ligadas ao tema.

“A inovação é o motor que impulsiona o crescimento econômico e a competitividade. É um momento histórico para Campo Grande, e me sinto honrado em fazer parte desse pacto de inovação. Estamos unindo forças para criar um ambiente onde as empresas possam prosperar por meio da criatividade e da tecnologia. Isso significa mais oportunidades de negócios, mais empregos e soluções melhores para nossa comunidade. Este pacto é uma demonstração do compromisso da nossa cidade com a vanguarda da inovação, e estamos ansiosos para compartilhar como isso vai transformar nosso cenário econômico para melhor”, finaliza Jefferson Moreira da Silva, CEO da JERA Software Ágil.