2
Campo Grande - MS Busca
FAMASUL

Nova na grade de cursos do Senar/MS, capacitação para a produção de churrasco vem ganhando destaque

Curso “A arte do Churrasco” começou neste ano e já tem mais de 20 turmas previstas para 2024.

10:30 - 15 abr 2024 | Por Douglas Duarte

Créditos: FAMASUL

Quem aí curte uma boa carne assada na brasa? O churrasco é o queridinho do MS e agora, faz parte da grade de cursos do Senar/MS. “A Arte do Churrasco” traz métodos certeiros na produção do prato, seja para quem quer aprimorar a técnica ou gerar uma renda extra. O #TransformandoVidas vem te puxar pelo estômago nesta sexta-feira (12), mostrando um pouco mais dessa novidade e quem é o instrutor por trás da churrasqueira.

Francisco Espíndola, conhecido como “Kiko”, é formado em zootecnia. Neste ano, embarcou em um novo desafio: ser instrutor do novo curso do Senar/MS. Craque na churrasqueira, o zootecnista trabalha com a produção de churrasco desde sua formação e agora ensina quem quer aprender cortes novos, pontos da carne e até mesmo pratos diferentes na brasa, como tomate recheado com gorgonzola e pimentão com ovo.

“Os alunos aprendem, não só fazer a carne, mas o acompanhamento também. Eu ensinei hoje para eles a Salsa Criola, que é uma espécie de vinagrete feito com legumes assados e um temperinho daqueles de sentir da esquina.”, conta Kiko.

Com carga horária de 8 horas, o curso “A Arte do Churrasco” teve início neste ano e já capacitou mais de 130 pessoas. Ainda para 2024 estão mais previstas 23 turmas. O Afábio de Paula é de Paranaíba, interior de MS, e já garantiu o conhecimento. O produtor rural tem sonhos para um futuro próximo: ter a sua própria churrascaria. 

“O Senar/MS é parceiro nosso de longas datas. Me ajuda na produção da mandioca, do leite e do peixe. Fora os cursos que já fiz. Este agora, vai me ajudar a aperfeiçoar as técnicas para eu usar em casa e, quem sabe, na minha churrascaria.”

Outra aluna é a Fernanda. Mineira, trouxe o dom de produzir pão de queijo! Mas o churrasco é novidade para a administradora que agora vai dividir a churrasqueira com o esposo e o pai.

“É muito bom a gente ter essas oportunidades de conhecimento. E sou a prova de que mulher também consegue fazer uma carne assada. Vou até desafiar meu pai agora.”, brinca Fernanda.

“O Senar/MS transforma minha vida por eu poder viajar o nosso estado, conhecer pessoas e trocar experiências. E o curso transforma a vida dessas pessoas.”, conclui Kiko.

EXPOGRANDE: No último sábado (13), o Senar/MS ofereceu a oficina “A Arte do Churrasco”, na Exposição Agropecuária de Campo Grande. O instrutor ensinou algumas técnicas para o público que passou pela Expogrande. A participação foi gratuita e não precisou de inscrição prévia.

Para saber mais sobre este e outros cursos do Senar/MS acesse senarms.org.br/cursos ou procure o Sindicato Rural do seu município.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Web Stories

Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado O segredo do engajamento no Instagram