2
Campo Grande - MS Busca
Anastácio

Hiperdia: Saúde realiza ações de prevenção ao colesterol alto

Dentro do Programa Hiperdia são feitos exames, orientações e encaminhamentos para avaliação médica

16:52 - 24 ago 2023 | Por Assessoria

Foto: Divulgação/Assessoria

Hoje, quinta-feira (24), aconteceu o Hiperdia na ESF Rodrigo Queiroz, no Residencial Cristo Rei. O Hiperdia é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde para pacientes hipertensos e diabéticos. No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol e dentro do mês o Hiperdia trabalha o tema em todos as Unidades de Saúde.

O colesterol alto é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado.

Foto: Divulgação/Assessoria


O colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, no entanto precisa estar equilibrado. As altas taxas de colesterol são determinadas por fatores genéticos e também alimentares.


Dentro do Programa Hiperdia são feitos exames, orientações e encaminhamentos para avaliação médica. A Secretaria de Saúde disponibiliza programas de atividades físicas e também acompanhamento nutricional.

Cada ESF realiza atividades voltadas para este grupo por meio de um cronograma de ações.

Web Stories