2
Campo Grande - MS Busca
Meio Ambiente

Governo vai montar grupo de trabalho para debater os objetivos sustentáveis da ONU para 2030

Foi definido que será montado um grupo de trabalho em relação ao tema e um levantamento das ações que já foram desenvolvidas para o cumprimento das metas no Mato Grosso do Sul.

07:04 - 29 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: Gov MS

O Governo do Estado, por meio da Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) promoveu uma reunião de trabalho sobre a agenda dos 17 objetivos sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas). Foi definido que será montado um grupo de trabalho em relação ao tema e um levantamento das ações que já foram desenvolvidas para o cumprimento das metas no Mato Grosso do Sul.

“Conversamos hoje sobre a formação de um grupo estadual de políticas de sustentabilidade de acordo com os 17 objetivos sustentáveis da ONU. Demos alguns encaminhamentos importantes, como a formatação de um decreto, a formalização do grupo que vai discutir isto e da estruturação da governança desta agenda”, afirmou Thaner Nogueira, secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo.

Ele destacou que esta ação do Estado em cumprir estas metas da ONU vai abrir caminhos importantes, inclusive permitindo ter acesso a mais recursos. “Vamos nos consolidar como uma liderança na pauta sustentável. Um caminho que vai nos dar muitas vantagens e oportunidades. O grupo vai ser formado por instituições muito fortes e sérias do Estado”, completou.

Será feito um levantamento junto as instituições públicas e da sociedade civil para elencar que ações já estão sendo desenvolvidas no âmbito do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que faz parte da Agenda 2030 da ONU. O objetivo é fomentar que está sendo feito e assim elaborar um relatório geral de conjuntos, ações e indicadores.

“Estamos reunidos na sede da Governadoria para falarmos sobre a Agenda que está pautando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, já é algo consolidado e atrelado a 193 signatários, inclusive o Brasil. Mato Grosso do Sul está atento a toda esta questão. O Estado pode ser o pioneiro a formalizar a sua comissão estadual para discussões e encaminhamentos sobre o tema”, avaliou Marcos Rocha Martins Silva, coordenador estadual do Movimento Nacional ODS.

Participaram da reunião representantes da Fundect, SED, Sejusp, Assomasul, Cassems, Segem/Segov, Sead, Semadesc, Senar/Famasul, Fiems, Energisa e Caixa Econômica Federal.