2
Campo Grande - MS Busca

FCMS realiza última oficina do ano do projeto Artesanal no Memorial da Cultura Indígena

FCMS realiza última oficina do ano do projeto Artesanal no Memorial da Cultura Indígena Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza a partir desta terça-feira, 08 de novembro, a última oficina de 2022 do projeto Artesania: será a Oficina de Cerâmica Terena com a artesã Rosenir Batista. A […]

00:01 - 05 nov 2022 | Por

FCMS realiza última oficina do ano do projeto Artesanal no Memorial da Cultura Indígena

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza a partir desta terça-feira, 08 de novembro, a última oficina de 2022 do projeto Artesania: será a Oficina de Cerâmica Terena com a artesã Rosenir Batista. A oficina acontece de 8 a 11 de novembro, das 8 às 17 horas no Memorial da Cultura Indígena, que fica na Rua Galdino Pataxó, 131, Bairro Tiradentes, em Campo Grande/MS.

O público alvo são alunos selecionados pelas lideranças da comunidade indígena residente na Aldeia Urbana Marçal de Souza. O objetivo é a formação de novos artesãos por meio do repasse da técnica tradicional de modelagem da cerâmica Terena: apresentação e preparo da matéria-prima (argila); modelagem de objetos utilitários como travessas e panelas; processo de secagem e técnicas de queima das peças; pintura e acabamento.

A seleção da instrutora pela GDAA deve-se à especificidade de seu trabalho como artesã da etnia Terena, além da experiência que ela vem adquirindo como ministrante, contando com o apoio das associações de artesãos do Mato Grosso do Sul.

Rosenir Batista, índia Terena é uma das principais representantes da arte em Cerâmica Terena em Mato Grosso do Sul, dom adquirido de seus ancestrais, e lapidado desde sua infância. Hoje a matriarca repassa este conhecimento e cultura para seus descendentes, e o conhecimento e as técnicas continuam sendo passadas de geração em geração. Além de repassar seu conhecimento para sua família e seu Povo, ela também já ministrou diversas oficinas de capacitação para outros artesãos.

A oficina é uma ação do Projeto ARTESANIA MS que, desde 2007, leva oficinas de artesanato, design e gestão para bairros da capital e para os municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Está atendendo a uma demanda agendada pela própria comunidade.

A FCMS, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, tem levado o projeto para o interior do Estado desde 2007 com o objetivo de empreender a curto e médio prazo numa fonte local de trabalho e renda sustentável. Assim, tem contribuído ativamente para a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados específicos para sua inserção no mercado competitivo.

A ação proposta é focada na disseminação do saber e técnicas do fazer artesanal entre os membros da etnia Terena; no fomento às atividades culturais tradicionais do Mato Grosso do Sul como patrimônio cultural imaterial do Estado; além da possibilidade de geração de trabalho e renda na comunidade selecionada.

Cedência do espaço de realização do curso: Sectur/PMCG.