2
Campo Grande - MS Busca
Cultura

Encontro promove conversa cultural e turística sobre Brasil, Paraguai e Rota Bioceânica neste sábado

O evento, que faz parte do calendário festivo do aniversário de 124 anos de Campo Grande é uma realização da Associação Colônia Paraguaia (ACP) com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

17:46 - 16 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Celebrando a cultura do Brasil e Paraguai e destacando a criação da rota Bioceânica, que promete aproximar ainda mais estas culturas e incentivar o turismo e o fluxo econômico entre os países, acontece neste sábado (19), o “1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay”. O evento, que faz parte do calendário festivo do aniversário de 124 anos de Campo Grande é uma realização da Associação Colônia Paraguaia (ACP) com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

De acordo com o diretor cultural da ACP, Ricardo Zelada, a intenção do encontro é afunilar a relação Brasil-Paraguai sob os aspectos do Turismo, da Cultura e da Economia, especialmente porque tratam-se de territórios estratégicos para a Rota Bioceânica. “Nosso grande objetivo é promover o fluxo turístico de Campo Grande e trabalhar o tema sob o aspecto de um circuito turístico integrando o Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Teremos palestrantes da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Assunção, da Sectur e até mesmo da Prefeitura de Porto Murtinho, município importantíssimo para o desenvolvimento da Rota”.

A secretária municipal de Cultura e Turismo Mara Bethânia, reforça sobre a importância dos projetos que incentivam o fluxo turístico para a Capital. “Este evento tem um papel significativo no fortalecimento das relações turísticas e culturais entre os dois países, oportunizando o diálogo, a troca de experiências e explorando a cultura paraguaia, que já é tão intrínseca aos nossos costumes”, afirma.

 “O 1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay contribui não apenas para a valorização da cultura dos dois países, mas também com as discussões referente ao desenvolvimento turístico e econômico entre as nações que fazem parte da Rota Bioceânica, pois há uma vontade política do Brasil e do Paraguai para que os processos de sinalização, acordos e demais trâmites sejam facilitados”, complementa Wantuyr Tartari, superintendente de turismo da Sectur.

PALESTRAS E ATRAÇÕES CULTURAIS

A programação do evento começa com uma breve explanação sobre a Rota Turística – RILA – Rota Bioceânica, feita pelo diretor cultural da ACP, Ricardo Zelada, seguida pela palestra “Turismo em Campo Grande”, ministrada pelo superintendente de Turismo de Campo Grande, Wantuyr Tartari.

“Influências das Tradições Culturais Paraguaias em Mato Grosso do Sul” é o tema da palestra seguinte, com Priscila Palhanos, professora de história, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia e mestre em Desenvolvimento Local.

À tarde, o ciclo de palestras tem início às 14 horas, com explanação sobre o tema “Turismo em Porto Murtinho e Chaco Paraguaio – Colônias Menonitas”, com Ricardo José Zelada Cafure. O doutor em Desenvolvimento Local, Thiago Andrade Asato, palestra na sequência, a respeito do tema “Possibilidades de Turismo na Rota Bioceânica

O tópico abordado a seguir é “PEABIRU – Rota Guaranítica – Tape Aviru”, sendo abordado pela jornalista da União Continental Latino-Americana UCL e diretora da TAPE AVIRU Paraguai, Juliet Sarai.

Durante todo o evento, apresentações culturais de artistas sul-mato-grossenses e paraguaios abrilhantam a programação. Nomes como o da cantora de Assunção, Mirta Noemi Talavera, se apresentam para o público gratuitamente. Como grande destaque da programação, está a roda de “Terere Hape”, inspirada em um programa televisivo muito famoso no Paraguai, o “Terere Jere”. Na ocasião, apresentam-se quatro novos talentos da música: a harpista de Assunção (PY), Laurita; a cantora de San Pedro (PY), Ysapy; a também cantora Milagros Medina, de Concepción (PY); e a cantora de chamamé de Campo Grande, Patrícia Cantaluppi.

SERVIÇO

Evento: 1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay

Data: 19 de agosto

Horário: 8h

Local: Associação Colônia Paraguaia (Rua Ana Luísa de Souza, 654, Universitário)